Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Programa Cidade Madura servirá de modelo para Governo do Estado do Paraná - Jornal Brasil em Folhas
Programa Cidade Madura servirá de modelo para Governo do Estado do Paraná


A experiência pioneira do programa Cidade Madura, criado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habilitação Popular (Cehap), para atender idosos servirá de modelo para o estado do Paraná. A gestão do condomínio e a promoção da integração entre os idosos residentes foram alguns dos pontos que chamaram a atenção do Governo do Estado do Paraná, que mapeou todos os programas e políticas voltadas para esta faixa etária nos demais estados brasileiros e acabou optando pelo modelo paraibano.

Nesta terça-feira (10), equipes técnicas da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e da prefeitura de Jaguariaíva, primeira cidade que desenvolverá o projeto, visitaram os condomínios do Cidade Madura em Guarabira e em João Pessoa. O Cidade Madura foi o primeiro programa habitacional do País voltado para a terceira idade, e já serviu de referência para outros estados, além de ter conquistado diversos prêmios.

A presidente da Cehap, Emília Correia Lima, afirmou que o Cidade Madura tem consolidado a sua referência para outros estados brasileiros. “Essa política de habitação voltada para idosos começou de forma inédita na Paraíba, e tem evoluído de forma significativa, o que tem chamado a atenção de todo o País. O interesse de estados como o Paraná nos dá a certeza de que as políticas desenvolvidas pelo Governo do Estado estão no caminho certo”, disse.

O superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, explicou o motivo de o Paraná ter se interessado pelo Cidade Madura depois de a equipe ter mapeado vários projetos de habitação popular voltados para o público idoso em todo o País. “Nós mapeamos todos os programas e políticas voltadas para o público idoso em todo o Brasil. Verificamos algumas experiências como a de São Paulo, mas o projeto da Paraíba é o que se aproxima melhor do conceito que nós gostaríamos, principalmente na gestão”, afirmou.

Já o superintendente jurídico da Cohapar, Alessandro Alves Leme, destacou a integração entre os idosos proporcionado pelo modelo do Cidade Madura. “Essa visita servirá para conhecermos de perto esse projeto superinteressante desenvolvido pelo Governo da Paraíba, e aplicarmos no Paraná, fazendo as necessárias adequações à nossa realidade”, completou. “É um condomínio que promove a integração entre os idosos, algo muito importante nessa faixa etária”, prosseguiu.

O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, disse que tem boas expectativas na implementação do projeto-piloto no Paraná. “A cidade que eu administro já tem as condições de ser pioneira no desenvolvimento de um projeto do porte do Cidade Madura, que é bem mais interessante do que nós pensávamos. É emocionante o cuidado, o respeito que o Governo da Paraíba está tendo com a pessoa idosa. Queremos replicar esse projeto o mais rápido possível”, finalizou.

Cidade Madura – Criado pelo Governo do Estado de forma inédita em todo o País, em 2011, o projeto Cidade Madura atende pessoas idosas atualmente em cinco municípios paraibanos: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Cajazeiras e Sousa.

O empreendimento tem como principal característica ser um condomínio fechado, que dispõe de unidade de saúde, centro de vivência, praça e horta comunitária, além de pista de caminhada. O urbanismo e as edificações seguem as regras de acessibilidade para idosos. Cada edificação abriga duas unidades.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212