Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Procase entrega equipamentos e animais a projetos produtivos no semiárido paraibano - Jornal Brasil em Folhas
Procase entrega equipamentos e animais a projetos produtivos no semiárido paraibano


A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), entregou, nesta primeira semana de abril, equipamentos e animais a dois projetos produtivos para auxiliar no desenvolvimento da ovinocaprinocultura. O Procase apoia empreendimentos produtivos nos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão. Esses projetos incluem ações nas áreas de ovinocaprinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas à economia rural local, onde o Projeto atua no fortalecimento de cadeias produtivas já existentes ou que apresentem fortes indicadores de consolidação e crescimento.

Os agricultores do Assentamento Caiçarinha, no município de Pedra Lavrada, receberam uma motoensiladeira, uma enfardadeira, uma máquina de confecção de tela e duas formas para produção de silo. A atuação do Procase na região objetiva potencializar a cadeia produtiva da ovinocultura, e a comunidade também está sendo contemplada com a perfuração de um poço e implantação de um campo irrigado de produção de forragem, aquisição de matrizes e reprodutores ovinos, além de capacitações em manejo animal.

Junto à Associação de Desenvolvimento Comum do Assentamento Padre Assis, no município de Sossego, no Curimataú paraibano, o Procase desenvolve um empreendimento produtivo que objetiva fortalecer a caprinocultura de corte na região. Esta semana, a comunidade também recebeu uma motoensiladeira, além de 85 matrizes e 4 reprodutores caprinos. Os agricultores também já foram contemplados com a perfuração de um poço e implantação de um campo irrigado de produção de forragem, que vem a dar maiores condições para o desenvolvimento da atividade produtiva.

Com o prolongado período de estiagem, a produção foi drasticamente reduzida, e poucas famílias ainda detêm animais, devido ao elevado custo da alimentação, e também em decorrência da falta de recursos hídricos. As ações do Procase auxiliam a comunidade a suprir, por meio de técnicas de convivência com o semiárido, as demandas nutricionais e alimentícias do rebanho, auxiliando na melhoria do suporte hídrico e forrageiro, além de oferecer ações de capacitação e o acompanhamento da Assessoria Técnica para o melhor desenvolvimento da produção.

Ao todo, o Procase apoia 90 projetos produtivos através de convênios firmados com associações ou cooperativas, em cinco regiões do semiárido paraibano, com um investimento de mais de R$ 13 milhões em atividades de ovinocaprinocultura, artesanato, horticultura, apicultura e mineração.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212