Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Ricardo entrega sementes, kits escolares e base de patrulha para índios - Jornal Brasil em Folhas
Ricardo entrega sementes, kits escolares e base de patrulha para índios


O governador Ricardo Coutinho inaugura nesta quinta-feira (19), às 10h30, uma base de patrulha indígena, durante as comemorações alusivas ao Dia dos Povos Indígenas, na Okakaraíba, terreiro sagrado da Aldeia São Francisco, no município de Baia da Traição. A base patrulha da Polícia Militar atenderá os municípios da Baía da Traição e Rio Tinto, beneficiando 17 aldeias indígenas Potiguaras. Durante o evento, o chefe do Executivo será homenageado pelas índias Guerreiras, um grupo de potiguaras que tem atuado junto às mulheres das aldeias.

Na ocasião, Ricardo anuncia ações intersetoriais para população indígena como parte da programação alusiva ao dia 19 de abril, promovida pelo Governo do Estado, com apoio e articulação da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

Para a produção agrícola, serão destinadas duas toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo. Cerca de 10 toneladas de sementes beneficiando 32 aldeias indígenas da região já foram entregues neste ano. Também haverá a entrega de 10 mil alevinos, beneficiando 20 mil potiguaras, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, disse que é importante ressaltar a dívida histórica que o país tem com as populações indígenas e apoiar a luta desses povos na reafirmação de sua identidade e na luta contínua pelos seus direitos. “Esta ação faz parte da demanda dos indígenas e articulação entre as secretarias e instituições do governo em diversas áreas”, explica Gilberta Soares.

Na área de Educação, o governo oferecerá duas formações continuadas para os professores nos territórios etnoeducacionais pactuados: na Língua Tupi antigo e em Magistério Indígena. Também está programado o Seminário sobre o Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. “A rede estadual de ensino possui 10 escolas indígenas localizadas em suas comunidades, respeitando suas línguas maternas nas matrizes curriculares. A matriz curricular indígena foi elaborada e aprovada pela comunidade indígena em 2017 e já está em vigor”, observa Gilberta. Está prevista a entrega de kits escolares.

Saúde – Durante o mês de abril será realizado o evento “Troca de Saberes: Desafios e avanços na saúde indígena”, destinado para profissionais de saúde, caciques e índias guerreiras. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Hospital Geral de Mamanguape e as prefeituras dos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212