Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Fóruns Regionais de Governo retomam reuniões dos colegiados executivos em todos os territórios - Jornal Brasil em Folhas
Fóruns Regionais de Governo retomam reuniões dos colegiados executivos em todos os territórios


Os Fóruns Regionais de Governo retomam, na próxima semana as reuniões de trabalho dos colegiados executivos nos 17 territórios de desenvolvimento. O objetivo dos encontros é acompanhar e avaliar a execução das demandas levantadas em todo o estado durante as etapas dos Fóruns, no período de 2015 a 2017.

As reuniões vão se estender até junho. Estão previstos encontros nos seguintes territórios: Mucuri, em Teófilo Otoni; Baixo e Médio Jequitinhonha, em Almenara; Central, em Curvelo; Alto Jequitinhonha, em Diamantina; Mata, em Além Paraíba; Vertentes, em Barbacena; Triângulo Sul, em Uberaba; Triângulo Norte, em Uberlândia; Oeste, em Divinópolis; Sudoeste, em Passos; Noroeste, em Paracatu; Vale do Rio Doce, em Governador Valadares; Vale do Aço, em Ipatinga; e Caparaó, em Manhuaçu.

O colegiado executivo é composto por membros titulares e suplentes, representantes da sociedade civil, dos órgãos públicos estaduais, um prefeito e um vereador por microterritório.

Diálogo permanente

“O Governo vai fazer um balanço do atendimento das necessidades priorizadas pela população. Esse é um diálogo permanente que o Governo mantém com a sociedade civil, vereadores e prefeitos, buscando aprofundar a política de participação social”, afirma Fernando Tadeu David, subsecretário dos Fóruns Regionais de Governo.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), César Lima, ressalta que a discussão das prioridades dos territórios de forma regionalizada fortalece o papel dos colegiados executivos. Ele observa ainda que os Fóruns, como canal direto com as lideranças locais, têm permitido que as necessidades sejam identificadas e tenham um tratamento dedicado pelo Estado.

“Esses três anos de diálogo com a população dos 853 municípios, por meio dos Fóruns Regionais, possibilitaram e possibilitam que, mesmo em um cenário de dificuldade econômica, ações sejam implementadas e os principais serviços continuem sendo prestados pelo Estado”, afirma o secretário adjunto da Seplag.

História

Os Fóruns Regionais de Governo, criados em 2015, são uma iniciativa inédita em Minas Gerais. O modelo de “ouvir para governar” completa três anos em 2018 e está entre os finalistas do Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA).

Esse método de governo conta com a participação popular, estabelecendo um elo entre o poder público e a população. Desde a instalação, cerca de 100 mil pessoas já compareceram aos eventos dos Fóruns Regionais de Governo realizados em todo o estado.

Os primeiros encontros serviram para fazer um diagnóstico de cada território a partir de levantamento dos problemas e necessidades apontados pela população. Foram registradas 12.689 demandas, das quais 2.087 foram priorizadas.

Para reforçar a política de regionalização, durante o ano de 2017, também foram realizados 15 encontros dos Fóruns Regionais. Nessa etapa, cerca de 150 ações e serviços, preparados por mais de 40 órgãos estaduais, foram levados aos territórios.

O principal objetivo foi prestar contas das políticas públicas executadas, esclarecer dúvidas e disponibilizar serviços aos vereadores, prefeitos, sociedade civil organizada e aos cidadãos em geral.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212