Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Parceria inédita fomenta a construção do primeiro campo de beisebol público do estado - Jornal Brasil em Folhas
Parceria inédita fomenta a construção do primeiro campo de beisebol público do estado


Prestes a retornar ao status de modalidade olímpica, o beisebol vem ganhando maior visibilidade. E, em Minas Gerais, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), deu o pontapé para a construção do primeiro campo público da modalidade.

O local para a instalação é estratégico, cedido pelo Estado. Trata-se da Escola Municipal Polo de Educação Integrada – Point Barreiro –, onde são realizadas atividades do Programa Escola Integrada e Escola Aberta. Por meio de ações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o espaço oferece oficinas nas áreas de esportes, artes, lazer, cultura e pedagogia a estudantes de escolas da região, além de atividades para toda a comunidade nos fins de semana.

Quando o campo estiver pronto, serão oferecidas oficinas de beisebol para 100 crianças e adolescentes. Além disso, o campo será sede para o treinamento e eventos de atletas profissionais e atividades recreativas.

O secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, revela que, em 2016, como secretário-adjunto da Seesp, conheceu as ações de beisebol voltadas para a população mineira.

“Estávamos conduzindo um trabalho para o fortalecimento de diferentes modalidades esportivas, como futebol americano e skate. Nossa ideia é levar para a população o conhecimento e a experimentação de diferentes práticas. Assim, além de novos praticantes podemos revelar atletas que figurarão o alto rendimento”, comenta Sapi.

Ele afirma, ainda, que espera ver no beisebol o mesmo resultado conquistado pelo futebol americano. Essa modalidade, após o apoio do Governo do Estado, ampliou sua visibilidade e já possui times profissionais ligados aos principais clubes de futebol de campo do estado, inclusive com a conquista de títulos nacionais.

O convênio para a construção do campo de beisebol na Point Barreiro é assinado pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), Prefeitura de Belo Horizonte e pela Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB). O termo, que marca o início das obras, foi assinado em 12 de abril deste ano.

Beisebol no Brasil

Amplamente praticada por membros da comunidade japonesa e norte americana presentes no Brasil, a modalidade já conta com 15 representantes brasileiros em times dos Estados Unidos. Um deles, Yan Gomes, está na liga principal, a MLB, que inclusive tem seus campeonatos transmitidos no Brasil. Além disso, Belo Horizonte, São Paulo, Paraná e Ceará já despontam na preparação de atletas e formação de times.

A ex-atleta da Seleção Brasileira de Softbol e uma das precursoras da modalidade na capital mineira por meio do time BH Capitals, Emy Kyouho, destaca que a procura pelo esporte tem se intensificado, o que levou à elaboração do Projeto de Beisebol Escolar, transformando o Point Barreiro em núcleo de treinamento de beisebol e softbol desde 2014.

“A falta de uma estrutura profissional impedia a realização de partidas e até mesmo o recebimento de competições nacionais. Agora vamos concorrer em tom de igualdade com times de São Paulo e do Paraná”, conta.

Para o presidente da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira (AMCNB), Joji Tsuyoshi Yotsumoto, os brasileiros têm como grande vantagem o fato de serem os melhores nos esportes natos de outros países. Ele faz uma alusão ao futebol, nascido na Europa, e também a modalidades como o sumô, que tem atletas brasileiros profissionais disputando competições no Japão.

 

Últimas Notícias

Atos em Brasília marcam os 50 anos da Receita Federal
Temer pede que brasileiros reflitam sobre questão racial
Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
Dia da Consciência Negra é comemorado no Rio com homenagem a Zumbi
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
Moro escolhe delegados da Lava Jato para PF e departamento do MJ
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem
PF prende suspeitos de ligações com facções criminosas em sete estados

MAIS NOTICIAS

 

Estimativa do mercado para inflação cai pela quarta vez seguida
 
 
Autoridades de Cuba anunciam retorno de médicos antes do fim do ano
 
 
Guatemala monitora atividades de vulcão que pode ter novas erupções
 
 
Ex-CEO da Nissan é preso no Japão suspeito de reduzir próprio lucro
 
 
Governador eleito do Rio promete nova concessão para o Maracanã
 
 
Relatório alerta que há 45 barragens sob ameaça de desabamento

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212