Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde fortalece diálogo entre população e gestores - Jornal Brasil em Folhas
Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde fortalece diálogo entre população e gestores


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), realizou, nesta quinta-feira (12/4), em Belo Horizonte, o lançamento do Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SEOS).

Para a mesa de abertura do evento, estiveram presentes o secretário da SES-MG em exercício, Nalton da Cruz, a ouvidora de Saúde, Conceição Rezende, o ouvidor-geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, o diretor-geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde (MS), Leonardo Almeida Dias, o defensor público e assessor de Planejamento e Infraestrutura da DPMG, Ronivaldo Chaves, o vice-presidente do Cosems-MG, Hermógenes Vanelli, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson da Silva, entre outros convidados.

Na oportunidade, o secretário da SES-MG, Nalton da Cruz, destacou a importância do novo Sistema de Ouvidorias para a saúde pública em Minas Gerais.

“Através desse novo sistema, foi possível estruturar as ouvidorias e aumentar seu alcance. Atualmente, contamos com 120 ouvidorias, servidores exclusivos e capacitados para trabalhar as questões trazidas pela população e um telefone exclusivo, o 136, para que mineiras e mineiros possam opinar, criticar, sugerir e elogiar os serviços de saúde. Dessa forma, podemos afirmar que o cidadão terá voz e nós poderemos ouvir suas solicitações”, disse.

Na sequência, a ouvidoria de Saúde, Conceição Rezende, enfatizou a construção de uma política de diálogo do cidadão com o poder público. Se, antes, contávamos apenas com um canal de manifestação no Estado e alguns canais nos municípios, porém, ainda sem uma estrutura eficiente definida, hoje, já temos estruturas organizadas porque o Cosems-MG foi a entidade que intermediou o diálogo entre o Estado e todos os municípios”, explicou.

Já o vice-presidente do Cosems-MG, Hermógenes Vanelli, reiterou que o conselho sempre estará atento e disposto a cooperar para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais.

Para o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, “a partir da construção coletiva do SEOS, que contou com a participação de diferentes atores, como Funed, Fhemig e Hemominas, agora será possível qualificar de maneira mais adequada o atendimento em saúde”.

Em sua fala, o diretor-geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Leonardo Dias, destacou o trabalho para fornecer um embasamento legal e normativo para o funcionamento do Sistema Nacional das Ouvidorias Nacionais do SUS. E o Estado de Minas Gerais é o primeiro do país a conseguir pactuar este sistema, inclusive à frente da própria União”, pontuou.

O ouvidor-geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, reforçou que o objetivo com o novo Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde é, além de resolver as questões apresentadas pela população, também aperfeiçoar os serviços prestados pelo Estado.

O evento também foi marcado pela entrega de homenagens por parte da OGE às pessoas que contribuíram significativamente para a construção do Sistema Estadual de Ouvidorias.

Como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS?

Cidadãs e cidadãos podem registrar suas manifestações por meio do telefone 136 ou pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br. A ouvidoria ouve e acompanha os trâmites da manifestação até seu final, respondendo numa linguagem cidadã. Além disso, a Ouvidoria apresenta aos gestores e dirigentes dos órgãos e entidades do SUS e também aos Conselhos de Saúde relatórios de gestão, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde e aprimoramento da gestão.


 

Últimas Notícias

Chega a 73 o número de mortos em explosão no México; feridos somam 74
Forte terremoto de magnitude 6,7 atinge o Chile
Mais de 150 imigrantes se afogam no Mar Mediterrâneo
Brasil e Europa vão ser interligados por novo cabo submarino
Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas
Ghosn está disposto a aceitar qualquer condição para obter fiança
Bombeiros buscam pessoa desaparecida depois de tromba dágua no Rio
Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212