Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde fortalece diálogo entre população e gestores - Jornal Brasil em Folhas
Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde fortalece diálogo entre população e gestores


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), realizou, nesta quinta-feira (12/4), em Belo Horizonte, o lançamento do Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SEOS).

Para a mesa de abertura do evento, estiveram presentes o secretário da SES-MG em exercício, Nalton da Cruz, a ouvidora de Saúde, Conceição Rezende, o ouvidor-geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, o diretor-geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde (MS), Leonardo Almeida Dias, o defensor público e assessor de Planejamento e Infraestrutura da DPMG, Ronivaldo Chaves, o vice-presidente do Cosems-MG, Hermógenes Vanelli, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson da Silva, entre outros convidados.

Na oportunidade, o secretário da SES-MG, Nalton da Cruz, destacou a importância do novo Sistema de Ouvidorias para a saúde pública em Minas Gerais.

“Através desse novo sistema, foi possível estruturar as ouvidorias e aumentar seu alcance. Atualmente, contamos com 120 ouvidorias, servidores exclusivos e capacitados para trabalhar as questões trazidas pela população e um telefone exclusivo, o 136, para que mineiras e mineiros possam opinar, criticar, sugerir e elogiar os serviços de saúde. Dessa forma, podemos afirmar que o cidadão terá voz e nós poderemos ouvir suas solicitações”, disse.

Na sequência, a ouvidoria de Saúde, Conceição Rezende, enfatizou a construção de uma política de diálogo do cidadão com o poder público. Se, antes, contávamos apenas com um canal de manifestação no Estado e alguns canais nos municípios, porém, ainda sem uma estrutura eficiente definida, hoje, já temos estruturas organizadas porque o Cosems-MG foi a entidade que intermediou o diálogo entre o Estado e todos os municípios”, explicou.

Já o vice-presidente do Cosems-MG, Hermógenes Vanelli, reiterou que o conselho sempre estará atento e disposto a cooperar para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais.

Para o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, “a partir da construção coletiva do SEOS, que contou com a participação de diferentes atores, como Funed, Fhemig e Hemominas, agora será possível qualificar de maneira mais adequada o atendimento em saúde”.

Em sua fala, o diretor-geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Leonardo Dias, destacou o trabalho para fornecer um embasamento legal e normativo para o funcionamento do Sistema Nacional das Ouvidorias Nacionais do SUS. E o Estado de Minas Gerais é o primeiro do país a conseguir pactuar este sistema, inclusive à frente da própria União”, pontuou.

O ouvidor-geral do Estado em exercício, Fernando Máximo, reforçou que o objetivo com o novo Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde é, além de resolver as questões apresentadas pela população, também aperfeiçoar os serviços prestados pelo Estado.

O evento também foi marcado pela entrega de homenagens por parte da OGE às pessoas que contribuíram significativamente para a construção do Sistema Estadual de Ouvidorias.

Como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS?

Cidadãs e cidadãos podem registrar suas manifestações por meio do telefone 136 ou pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br. A ouvidoria ouve e acompanha os trâmites da manifestação até seu final, respondendo numa linguagem cidadã. Além disso, a Ouvidoria apresenta aos gestores e dirigentes dos órgãos e entidades do SUS e também aos Conselhos de Saúde relatórios de gestão, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde e aprimoramento da gestão.


 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212