Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governador assina protocolo de intenções para cooperação técnico-científica entre o Estado e a Fiocruz - Jornal Brasil em Folhas
Governador assina protocolo de intenções para cooperação técnico-científica entre o Estado e a Fiocruz


O governador Fernando Pimentel assinou nesta quinta-feira (12/4), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, protocolo de intenções entre o Governo de Minas Gerais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O acordo prevê uma cooperação técnico-científica para promover projetos de pesquisa e ensino, o desenvolvimento tecnológico e produtivo em diversas áreas da saúde no Estado, como, por exemplo, no fortalecimento em pesquisas sobre a febre amarela.

O protocolo irá estimular o desenvolvimento, a institucionalização e a operação de bancos de dados para a formulação de estudos de políticas públicas sociais sobre saúde, educação; cooperação técnica para projetos estratégicos, inclusive para fomentar o desenvolvimento saudável e sustentável em Minas Gerais.

A partir da assinatura, fica autorizada a cessão, requisição e outras modalidades de transferência de servidores do Estado para trabalharem na Fiocruz, e vice-versa. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) ficará responsável por coordenar as ações para o alcance dos objetivos firmados no protocolo.

Fernando Pimentel acredita que o resultado das ações que serão implementadas a partir do protocolo poderá ser usado como modelo em outros Estados. “Minas Gerais é a síntese do Brasil. Políticas públicas, principalmente na área da saúde, implantadas aqui e que têm sucesso podem virar casos de referência para o País. Esse protocolo de intenções era um sonho antigo nosso, trazer a experiência, a expertise, a capacidade de trabalho e o compromisso da Fiocruz para cá. Acho que Minas é o território mais adequado para celebrarmos essa parceria, que é de tecnologia, mas, acima de tudo, é uma parceria da cidadania brasileira”, afirmou.

O governador aproveitou a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, para ressaltar o trabalho de referência feito há anos pela fundação no país. “A Fiocruz vem lutando pelas garantias dos direitos à saúde consagrados na Constituição de 1988. O Brasil deve muito à Fiocruz, aos pesquisadores e a todos que passaram lá, mesmo em tempos tão difíceis, em que a gente vê com tristeza e preocupação as ameaças ao regime democrático no país”, disse.

Para a diretora regional da Fiocruz em Minas, Zélia Profeta, o acordo é um modelo para fortalecer sinergias e uma forma de superar a dificuldade do poder público de investir recursos na área da pesquisa e tecnologia. A gente une esforços, secretarias de Planejamento, Saúde, Educação, Fundação João Pinheiro, com a Fiocruz, para tentar responder perguntas que vêm do serviço público, para a gente melhorar as condições de vida da população, explicou.

Na avaliação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, o acordo é um registro de ações que vêm sendo realizadas. “Acreditamos que podemos colaborar de forma ativa junto ao Governo de Minas Gerais na implementação de uma agenda de pesquisa, da ciência e tecnologia. Trata-se de unir esforços de ações no campo da promoção da saúde e da educação. A Fiocruz Minas irá contribuir de maneira mais efetiva para Minas Gerais, e o Estado faz um esforço nacional que é fundamental ser colocado nesse momento de tantas dificuldades pelas quais passa o nosso país, de incertezas quanto aos nossos rumos democráticos. Creio que o Estado de Minas Gerais tem dado exemplos nessa direção”, completou.

Pesquisa no Estado

O protocolo permite ainda uma cooperação entre a Fiocruz e a Codemig para que se estabeleçam estratégias e instrumentos comuns, por meio da constituição de fundos de investimentos e participações, ou outros instrumentos de investimento, para o desenvolvimento de empreendimentos no Estado. Da mesma forma, fica autorizada a parceria entre a Fiocruz e a Fundação João Pinheiro (FJP) para compartilhar as informações geoespaciais da FJP e sua base cartográfica com escala de precisão.

A Fiocruz Minas, as secretarias de Estado da Educação e de Saúde, e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais já mantém ações de mobilização social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya, dentre outras atividades. Como o protocolo não contempla o repasse de recursos, os participantes deverão prever em sua programação orçamentária anual os recursos necessários à execução das atividades inerentes ao documento, que tem vigência de 60 meses, a contar da publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, prorrogável por igual período.

Também acompanharam a cerimônia os secretários de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; de Saúde em exercício, Nalton Moreira, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, entre outras autoridades ligadas à área da pesquisa e tecnologia em saúde.

 

Últimas Notícias

Estimativa do mercado para inflação cai pela quarta vez seguida
Autoridades de Cuba anunciam retorno de médicos antes do fim do ano
Guatemala monitora atividades de vulcão que pode ter novas erupções
Marcelo Piloto é extraditado do Paraguai para o Brasil
Ex-CEO da Nissan é preso no Japão suspeito de reduzir próprio lucro
Governador eleito do Rio promete nova concessão para o Maracanã
Relatório alerta que há 45 barragens sob ameaça de desabamento
Relatório alerta que há 45 barragens sob ameaça de desabamento

MAIS NOTICIAS

 

Estimativa do mercado para inflação cai pela quarta vez seguida
 
 
Autoridades de Cuba anunciam retorno de médicos antes do fim do ano
 
 
Guatemala monitora atividades de vulcão que pode ter novas erupções
 
 
Ex-CEO da Nissan é preso no Japão suspeito de reduzir próprio lucro
 
 
Governador eleito do Rio promete nova concessão para o Maracanã
 
 
Relatório alerta que há 45 barragens sob ameaça de desabamento

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212