Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Oct de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Sistema de gestão farmacêutica será implantado em 21 unidades prisionais - Jornal Brasil em Folhas
Sistema de gestão farmacêutica será implantado em 21 unidades prisionais


O Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), do Ministério da Saúde, será utilizado por 21 unidades prisionais e uma do sistema socioeducativo de Mato Grosso. Com esse novo mecanismo de trabalho, as unidades ganharão mais agilidade e segurança no monitoramento de entrada, saída e armazenamento de remédios para os internos.

O Sistema será implantado nesta semana nas unidades de Colíder, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra (feminina e masculina), Nortelândia, Pontes e Lacerda, Cáceres (feminina e masculina), Rondonópolis (feminina e masculina), Jaciara, Água Boa, Barra do Garças, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Centro de Ressocialização de Várzea Grande, em todas as unidades de Cuiabá (PCE, CRC, Ana Maria do Couto, Centro de Custódia) e também no socioeducativo da capital.

Atualmente a assistência farmacêutica das unidades é gerenciada de forma manual, por meio de planilhas no Excel, Word e anotações em cadernos, o que para o diretor de Saúde do Sistema Penitenciário da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Hozano José Delgado, torna a administração dos medicamentos e insumos suscetíveis à falha humana. “Mas com a modernização das ferramentas de trabalho iremos garantir uma gestão estratégica mais eficiente”, acredita o diretor.

Capacitação

Os farmacêuticos das 21 unidades prisionais e do Socioeducativo participaram nesta terça-feira (17.04) de uma capacitação. No curso, representantes do Ministério da Justiça (MJ) e de Saúde, Kleber Carlos Moraes e Wendell Oliveira, respectivamente, ensinaram a como manusear o sistema Hórus.

Durante a capacitação, a equipe informou que o Hórus permite o monitoramento, em tempo real, dos estoques nos estabelecimentos de saúde. “Ele ainda auxilia no controle dos recursos financeiros investidos na aquisição e distribuição dos medicamentos, faz o registro dos medicamentos destruídos e dispensados, além de criar um histórico do reeducando, informando os remédios que toma, a frequência de utilização, entre outras”, acrescenta Wendell Oliveira.

O farmacêutico da unidade de Água Boa, Márcio Fernandes Mota, avalia positivamente a nova ferramenta. Para ele, as informações de forma informatizada irá facilitar seu trabalho. Ele conta que até então utilizava planilhas no computador e até mesmo em cadernos para registro de medicamentos. “Nesses arquivos estão cadastrados cada reeducando, o tipo de atendimento, quais medicamentos usam, a quantidade, se foi produto entregue pela família ou adquirido pela unidade. Todo controle é feito manualmente, o que requer muita atenção”, diz Márcio.

Na última segunda-feira (16.04), o sistema foi amplamente apresentando pelos representantes dos ministérios para equipe da Sejudh e da Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de MT (SES).

 

Últimas Notícias

BNDES empresta R$ 30 milhões para empresa de água de Manaus
Comércio do Rio poderá contratar 10,3 mil temporários para o natal
Aneel aprova reajuste de tarifa a consumidores de GO e interior de SP
Petrobras e chinesa CNPC avançam em acordo para retomar Comperj
Aprovado pela Aneel, aumento nas contas de luz da CEB está suspenso
BNDES dá início a processo de privatização de companhia elétrica do AP
Dólar fecha em queda e Bovespa sobe 2,83%
Senado rejeita projeto sobre venda de distribuidoras da Eletrobras

MAIS NOTICIAS

 

Equipe de transição deve ser definida hoje à tarde, diz Caiado
 
 
ONS vai reforçar ações de segurança energética nas eleições e no Enem
 
 
Inflação medida pelo INPC sobe para 0,30% em setembro
 
 
Universidades particulares terão disciplina sobre primeira infância
 
 
Com Enem, horário de verão começa no dia 18 de novembro
 
 
Governo anuncia recursos de R$ 600 milhões para o ensino médio

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212