Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governo entrega revitalização do MT Hemocentro e de ônibus de coleta - Jornal Brasil em Folhas
Governo entrega revitalização do MT Hemocentro e de ônibus de coleta


Esta terça-feira, 17 de abril, marcou um novo momento na história do MT Hemocentro, banco de sangue público 100% SUS do Estado, e que existe há 24 anos. A unidade comemorou a entrega do ônibus de coleta de sangue que estava sucateado há mais de seis anos, e a melhoria das condições de trabalho para os 150 servidores, e de atendimento a cerca de 200 doadores que comparecem diariamente à unidade, localizada na Rua 13 de Junho, Bairro do Porto, na capital.

“O MT Hemocentro, único banco de sangue público do estado, existe há 24 anos e há mais de 15 anos não recebia nenhum investimento financeiro e o ônibus de coleta externa estava sem circular há mais de cinco anos”, informou a diretora da unidade, Silvana Salomão.

Além de móveis, equipamentos e pintura novos, o prédio do MT Hemocentro recebeu investimentos na parte elétrica, hidráulica, troca de telhas e consertos para eliminar as goteiras e infiltrações.

A solenidade de entrega das melhorias contou com a presença do governador do Estado Pedro Taques, do procurador de Justiça e representante do Ministério Público Estadual, Edmilson Pereira, de doadores voluntários de sangue, empresários voluntários e de servidores.

Apresentação da orquestra do Corpo de Bombeiros Militar marcou o momento de comemoração no MT Hemocentro.

A diretora Silvana Salomão acompanhou o governador na visita às instalações do ônibus, que foi completamente reformado e recebeu novos móveis e equipamentos para realizar a coleta externa de doação de sangue. O serviço realizado pelo ônibus em apenas meio período de coleta externa equivale a 30% do que é coletado por dia dentro do MT Hemocentro, informou a diretora. As autoridades ainda visitaram as instalações da unidade para conhecer as benfeitorias.

Combate à corrupção

O investimento realizado no MT Hemocentro foi com dinheiro público que havia sido desviado por atos de corrupção e recuperado, após auditoria realizada por determinação do governo e denúncia encaminhada para o Ministério Público Estadual que investiga responsabilidade penal de envolvidos na Operação Rêmora.

Parte do dinheiro recuperado, no valor de R$ 553.000,00 foi destinado pelo Ministério Público do Estado para o MT Hemocentro, a pedido da diretora Silvana Salomão.

“Investimos o recurso público em melhorias nas condições de trabalho dos servidores e na qualidade do atendimento aos doadores voluntários; dinheiro que já deveria ter sido investido na saúde. Cada centavo foi aplicado com transparência e responsabilidade, afinal é assim que deve ser tratado o dinheiro público”, destacou Silvana Salomão.

O Procurador de Justiça, Edmilson Pereira, reafirmou a parceria do MPE-MT com a área da saúde, ressaltando que “sempre que o MPE recebe projetos relacionados a investimento em projeto que visem à melhoria e a modernização dos serviços públicos, especialmente, os da área da Saúde, a instituição ministerial tem apoiado, destinando os recursos que são recuperados pelo trabalho de combate à corrupção”.

O governador Pedro Taques elogiou a atitude proativa da direção do MT Hemocentro em buscar parceria com o Ministério Público Estadual para resolver problemas estruturais e agradeceu a compreensão e a tolerância dos servidores da unidade quanto à crise financeira nacional e estadual aliada à escalada da corrupção no Estado que acabaram provocando prejuízos para o setor da saúde pública.

“O governo vem se esforçando para reconstruir e reorganizar as estruturas físicas de todas as unidades da Saúde estadual, desmantelada nos últimos anos, principalmente, por atos de corrupção que estão sendo investigados e punidos por determinação da atual gestão. Sabemos que ainda tem muito para ser reconstruído, afinal não se recupera na mesma rapidez de uma mensagem via Whatsapp, décadas de desmantelamento e de má gestão e desvios do dinheiro público”, relembrou Pedro Taques.

Alcance

O serviço do MT Hemocentro se estende aos 141 municípios do Estado por meio das Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) e as Agências Transfusionais (ATs), que somam 28 unidades descentralizadas e garante sangue e hemoderivados para 100% das transfusões efetuadas no interior do Estado.

Das 28 unidades descentralizadas, 09 são Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), que coletam o sangue e também efetuam a transfusão, e 19 são Agências Transfusionais (ATs), que garantem a captação de sangue e hemoderivados.

Nos municípios as Unidades Hemoterápicas atendem 99% da demanda dos leitos SUS existentes nos hospitais públicos estaduais e municipais, além dos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande.

O MT Hemocentro também é referência Estadual no tratamento de pacientes com doenças hematológicas (doenças provenientes do sangue).

 

Últimas Notícias

Chega a 73 o número de mortos em explosão no México; feridos somam 74
Forte terremoto de magnitude 6,7 atinge o Chile
Mais de 150 imigrantes se afogam no Mar Mediterrâneo
Brasil e Europa vão ser interligados por novo cabo submarino
Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas
Ghosn está disposto a aceitar qualquer condição para obter fiança
Bombeiros buscam pessoa desaparecida depois de tromba dágua no Rio
Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212