Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Integração consolida redução de homicídio, roubo e furto no 1º trimestre do ano - Jornal Brasil em Folhas
Integração consolida redução de homicídio, roubo e furto no 1º trimestre do ano


Redução nas ocorrências homicídios (8%), roubo (22%) e furto (20%) é o saldo do primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado, nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) que engloba os 141 municípios.

Os números serão apresentados, nesta quarta-feira (18.04), às 10 horas, na Secretaria de Estado de Segurança Pública pelo secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Garcia. Ele vai estar à disposição da imprensa para entrevistas.

Também vão estar presente na divulgação dos dados os representantes das forças de segurança da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Gustavo Garcia atribui o bom resultado ao trabalho integrado entre as forças policiais, os poderes, órgãos municipais, Ministério Público e secretarias estaduais, entre elas a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Ele acrescenta que o incremento na atividade de inteligência ao longo da gestão e os investimentos e a motivação dos policiais fizeram a diferença e proporcionaram respostas precisas. Por exemplo o enfrentamento as facções criminosas vêm gerando impacto importante na redução de índices de criminalidade principalmente nos crimes contra vida e contra patrimônio.

“O desenvolvimento da atividade de inteligência e investimentos ao longo dos anos foram fundamentais e contribuíram com essa redução. O direcionamento das forças operacionais através da análise criminal potencializa as ações operacionais das forças de segurança.

O gestor cita que o fortalecimento das atividades operacionais também foi importante para a contenção dos índices. Isso se dá pelo aumento das operações integradas, pagamentos de diária e o fortalecimento do efetivo nas Risps do estado, como exemplo a Operações Bairro Seguro realizada nos 141 municípios.

Roubo e Furto

Dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Sesp apresentam queda nas ocorrências de roubo (-27%) e furto (-33%) na Risp de Cuiabá que envolve os municípios de Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. Em números absolutos foram menos 631 roubos e 1.755 furtos.

Segue a tendência com redução (-35%) em roubo e (-28%), em furto na Risp de Várzea Grande que compreende os municípios de Rosário Oeste, Nobres, Jangada, Poconé e Nossa Senhora do Livramento, o comparativo do ano passado e o mesmo período para este ano nos três primeiros meses do ano.

Ainda segundo dados, a Risp de Rondonópolis que envolve 15 municípios, houve queda fechando com menos 181 roubos e 79 furtos - (-31%) e (-8%), respectivamente se comparado com as ocorrências de 2017.

Homicídio

Devido a sazonalidade a Risp de Cuiabá em 2017 registrou 34 homicídios contra 37 deste ano, uma diferença de três mortes. A Risp de Várzea Grande segue a tendência, sendo 2017 com 24 homicídios contra 32, nos três primeiros meses de 2018.

Referente a esse aumento o secretário Gustavo Garcia destaca ser natural, pois segurança pública trabalha com ocorrências temporais e que o aumento está dentro da normalidade.

“Não há uma linha constante na criminalidade as variações ocorrem e cabe a análise criminal identificar as causas dessa variação. Na Segurança Pública se trabalha pelo período de um ano e identificamos essa sazonalidade por cada período.

O secretário acrescenta que dentro da política de redução de índices há muito que se comemorar os 8% de redução de homicídio em todo estado.

“Agora nosso foco é trabalhar a redução de homicídio na região metropolitana com base nos indicadores atuais. Identificamos o aumento e de imediato vamos combater de forma ostensiva e repressiva e logo em seguida de forma muito natural a redução irá acontecer”.

 

Últimas Notícias

Bolsonaro participa no Chile de Cúpula Presidencial Sul-Americana
Sul e Sudeste se unem e formam consórcio para ações conjuntas
Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
Feiras em São Paulo oferecem oportunidades de intercâmbio no exterior

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212