Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Governo apresenta a política de saúde integral da população negra nas regionais do Estado - Jornal Brasil em Folhas
Governo apresenta a política de saúde integral da população negra nas regionais do Estado


A participação de lideranças quilombolas e de matriz africana e de outros movimentos sociais, além de conselhos de saúde e de gestores e servidores da saúde dos municípios tem sido a marca dos encontros que o Governo do Maranhão tem promovido nas regionais do estado para apresentar a política de saúde integral da população negra.

Nos seminários de devolutiva que estão sendo realizados nas regionais pelas Secretarias de Estado da Igualdade Racial (SEIR) e da Saúde (SES), os técnicos do governo apresentam os aspectos normativos e orientadores desta política de saúde, criada por decreto do governador Flávio Dino em 27 de novembro passado.

Para a yalorixá Mãe Ângela de Ogum, do terreiro de São Raimundo Nonato, em Bacabal, esta política de saúde é um grande passo para promover a melhoria da qualidade de vida da população negra. “Flávio Dino é o primeiro governante que se preocupa com a saúde da população negra do Maranhão e a gente está confiante que ela vai melhorar a vida e a saúde do povo negro do nosso estado”, afirma.

“Quando o governante demonstra preocupação com seu povo, a gente fica muito confiante num futuro melhor”, completa a yalorixá.

Dentre os assuntos tratados são apresentados o processo de construção desta política de saúde, seus princípios, missão, diretrizes e objetivos, além do plano operativo com os eixos orientadores e prioridades e também as responsabilidades de cada ente federativo (Ministério da Saúde, gestão estadual e municipal) para a execução desta política de saúde.

A liderança quilombola Ellen Jaqueline, moradora da comunidade Santa Rosa dos Pretos em Itapecuru, relembra que a nova política de saúde é fruto da participação popular. “Nós, os quilombolas de Itapecuru, ajudamos a criar esta política e vamos pautar juntos com nossos gestores municipais a sua execução para que os negros possam ter um atendimento de saúde diferenciado”, comenta.

Os seminários de devolutiva já aconteceram nas regionais de Imperatriz Bacabal e Itapecuru e os próximos serão em Pinheiro (dia 19), São João dos Patos (24), São Luís (27) e Codó (2 de maio).

“Voltar aos municípios para apresentar o resultado concreto de uma política pública criada pelo povo é muito gratificante, ainda mais quando o povo destinatário das ações sente-se confiante”, relata emocionada a assessora de saúde da Secretaria de Igualdade Racial, Iracema Amorim.

Criação da política de saúde integral da população negra no Maranhão

O processo foi iniciado com as oito etapas das Escutas Territoriais promovidas pelo governo estadual em todas as regiões do Maranhão, onde foram debatidas e apresentadas propostas para a elaboração de uma política estadual que visasse à prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra, observando as suas peculiaridades.

Todas as propostas foram sistematizadas e, por meio do Decreto nº 33.661, de 27 de novembro de 2017, o governador Flávio Dino instituiu a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola do Maranhão, com o objetivo de mudar o panorama da saúde pública no estado e assim garantir a equidade e a efetivação do direito à saúde integral aos negros e negras maranhenses.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212