Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Defesa Civil faz treinamentos para períodos de seca e chuva - Jornal Brasil em Folhas
Defesa Civil faz treinamentos para períodos de seca e chuva


O balanço da Operação Chuvas de Verão 2018, conduzida pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), indicou a redução de 47% dos casos de óbitos em razão de eventos meteorológicos na comparação com o período anterior.

Entre 1º de dezembro de 2017 a 6 de abril deste ano, época de maior precipitação, foram 10 vítimas fatais, o menor número dos últimos 16 anos. O total de pessoas feridas em razão das chuvas também foi 81% menor em relação à operação anterior.

“Os índices refletem a importância dos treinamentos e a atuação preventiva em todas as regiões onde atuamos com os planos em 175 municípios”, ressalta o subdiretor estadual da Defesa Civil, major PM Marcos de Paula Barreto.

De acordo com o representante da Defesa Civil, a iniciativa busca diminuir ao máximo o número de mortes com ações preventivas. As chuvas mais críticas no período ocorreram na região de Bertioga, no litoral paulista, que superaram a média histórica de precipitações no local.

O trabalho contínuo também permitiu a redução de 41% no número de cidades que solicitaram ajuda humanitária. Ao todo, 14 municípios receberam roupas, colchões, alimentos e produtos de higiene e limpeza dos estoques da Cedec e do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). O investimento foi de R$ 305,3 mil.

Avisos

As ações também contaram com o serviço gratuito de SMS 40199, com 920 avisos de eventos meteorológicos severos para os 780 mil terminais que aderiram ao serviço. A partir de abril, as ações da Defesa Civil estão voltadas principalmente para o período de estiagem, com a realização de oficinas preparatórias.

“No Estado de São Paulo, a época coincide com o inverno. As oficinas preparatórias para a Operação Estiagem têm o objetivo de fortalecer as Defesas Civis municipais, por meio dos treinamentos regionais de brigadistas”, destaca a secretária chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil, coronel PM Helena dos Santos Reis.

“Nesses encontros, são tratados assuntos teóricos e práticos, como, por exemplo, o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a elaboração de planos de contingência”, acrescenta. O conteúdo das atividades engloba, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Operação Corta Fogo, além de técnicas do Corpo de Bombeiros para a prevenção e combate a queimadas.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212