Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Secretária de Mato Grosso do Sul assume presidência do Consed - Jornal Brasil em Folhas
Secretária de Mato Grosso do Sul assume presidência do Consed


A secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, assumiu hoje (24) a presidência do Conselho Estadual de Secretários de Educação (Consed). Como vice-presidente eleita para o biênio 2017-2018, ela entra no lugar de Idilvan Alencar, que deixou a secretaria de Educação do Ceará no início do mês.

Para a nova presidente, o maior desafio dos secretários neste ano será a implementação dos currículos nas escolas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada no ano passado. Ela também cita a aprovação da BNCC para o ensino médio, que está em discussão no Conselho Nacional de Educação. “Queremos chegar ao fim do ano com os estados implementando seus currículos e a Base aprovada. Vamos ter que trabalhar em uma velocidade maior, por causa do ano eleitoral”, disse.

Outro tema que deve dominar as discussões dos secretários neste ano são as mudanças no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundo tem validade somente até 2020, mas uma proposta de emenda à Constituição (PEC) tramita no Congresso para torná-lo permanente.

Cecilia Motta é graduada em pedagogia e em ciências biológicas, especialista em Didática do Ensino Superior, Ecologia e Gestão de Cidades e mestre em Educação na área de Políticas Públicas para a Infância.

Foi secretária municipal de Educação de Campo Grande, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (Undime/MS) e vice-presidente da Undime Nacional. Também foi membro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente em Mato Grosso do Sul da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar.

O Consed é uma é pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é congregar as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal a partir da integração dos titulares das pastas. Foi fundado em 1986.
Balanço do Consed

Idilvan Alencar deixou o cargo de secretário de Educação do Ceará para disputar as eleições deste ano. Entre os principais pontos de sua gestão ele cita a luta por mais recursos do Fundeb, com a reativação do grupo de trabalho de financiamento do Consed “Isso deve ser a bandeira principal para a educação atualmente”, diz.

O ex-presidente também destaca a participação do Consed nas discussões da Base Nacional Comum Curricular e das mudanças no ensino médio.

Edição: Davi Oliveira

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212