Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Jovem Cidadão é o primeiro emprego de muitos paulistas - Jornal Brasil em Folhas
Jovem Cidadão é o primeiro emprego de muitos paulistas


O primeiro emprego, qualquer que seja ele, é bastante enriquecedor para formação pessoal e profissional de qualquer um. Pensando nisso, a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho oferece o programa Jovem Cidadão a milhares de estudantes do ensino médio da rede estadual.

Por meio de estágio remunerado, jovens entre 16 e 21 anos podem adquirir experiência profissional e desenvolver habilidades específicas. Essa é uma maneira de fazer com que os alunos agreguem novos valores a sua formação com a inserção no mercado de trabalho.

“O principal desafio é o jovem tomar consciência da sua importância na jornada laboral, na vida profissional. Por isso, é importante entender o mecanismo, a convivência com um novo mundo e com novos funcionamentos”, comenta o gerente do setor de Seguro-Desemprego da SERT, Miguel Sanchez.

Os jovens interessados em participar do programa devem realizar o cadastro nas secretarias das escolas, postos de atendimento Poupatempo e PAT ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br, que também pode ser utilizado pelas empresas para a oferta de vagas. É necessário, no entanto, que o aluno esteja regularmente matriculado e com frequência efetiva na escola.

“Desde que o Programa foi criado, em 2000, nós já colocamos mais de 195 mil jovens no mercado. É dar uma oportunidade, um crescimento ou mesmo uma profissão a eles. Muitos estagiários têm chance de ser contrato pela empresa”, explica a coordenadora do Jovem Cidadão, Deise Maria de Souza Lima.

Depois que realizam as inscrições, os candidatos são chamados para uma entrevista de emprego de acordo com as exigências da empresa. Se aprovado, é feito um contrato de seis meses, podendo ser renovado por mais seis. A jornada de trabalho varia entre 4 e 6 horárias diárias de segunda à sexta.

Aos 17 anos, Kaique Soares de Moraes conseguiu uma oportunidade no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), na capital paulista. Hoje, o estudante do terceiro ano do ensino médio completou quatro meses como Jovem Cidadão. Ele conta que ficou sabendo do programa pela mãe, que o levou a uma unidade Poupatempo para realizar o cadastro.

“Em menos de um mês da minha inscrição eu já fui chamado para a entrevista. Quando eu recebi a notícia da contratação, eu fiquei muito feliz. É uma ótima oportunidade”, completa.

Para a coordenadora do Kaique e diretora do Recursos Humanos do DAEE, Dulce Maria Rodrigues, essa é uma oportunidade incrível e um diferencial para o currículo desses jovens. “A empresa já teve outros Jovens Cidadãos além do Kaique. Hoje, alguns deles continuam trabalhando com a gente até hoje. Eles acrescentam muito à equipe”, afirma.

Além do acompanhamento de estágio e psicossocial, o Estado oferece curso online com certificado, bolsa-auxílio de R$ 65 mensais, seguro de vida e acidentes pessoais. Pela empresa, a remuneração mínima é de R$ 3,13 por hora mais auxílio-transporte.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212