Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Obama prestará homenagem às vítimas da ditadura durante visita à Argentina - Jornal Brasil em Folhas
Obama prestará homenagem às vítimas da ditadura durante visita à Argentina


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestará homenagem às vítimas da última ditadura da Argentina (1976-1983), que deixou cerca de 30 mil desaparecidos, durante a visita ao país, que coincidira com o 40º aniversário do golpe de Estado que deu início ao regime militar.

O anúncio sobre a homenagem foi feito pelo diretor para América Latina do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Mark Feierstein, durante entrevista coletiva.

A visita do presidente coincide com o quadragésimo aniversário do golpe militar de 1976, por isso, Obama prestará homenagem às vítimas da guerra suja, assim como àqueles que defenderam os direitos humanos nesse período, afirmou Feierstein.

A guerra suja travada pelo regime militar argentino contra organizações armadas de oposição, partidos e sindicatos de esquerda deixou cerca de 30 mil desaparecidos, de acordo com estimativas de entidades de direitos humanos.

Obama chegará a Buenos Aires na noite de terça-feira, após visita oficial a Cuba. As atividades na capital argentina começam na quarta-feira, um dia antes do aniversário do golpe de Estado liderado pelo tenente-general Jorge Rafael Videla.

Algumas organizações de direitos humanos da Argentina tinham expressado seu mal-estar pela coincidência da visita de Obama com o aniversário do golpe militar.

O presidente americano reconhece que há uma história complicada na Argentina, mas acredita que é importante abordar diretamente o assunto. Para superá-lo, disse o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, é preciso reconhecer o passado.

Será a primeira visita oficial de um líder americano à Argentina em 19 anos, desde a viagem de Bill Clinton ao país em 1997.

O primeiro compromisso de Obama será um encontro com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, na Casa Rosada. Os dois presidentes terão a oportunidade de conversar sobre muitos assuntos, incluindo economia, segurança, mudança climática, democracia e direitos humanos, disse Feierstein.

Esperamos poder fazer anúncios de acordos bilaterais e iniciativas nessas áreas durante a visita. Queremos contribuir com as prioridades do presidente Macri, no sentido de reduzir a pobreza, o crime e o narcotráfico, completou o assessor da Casa Branca.

Após a reunião, Obama visitará a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Depois, terá um encontro com jovens, com quem falará sobre a relação dos EUA com a Argentina e os demais países da América Latina, explicou Rhodes.

Ainda na noite de quarta-feira, Obama e sua esposa, Michelle, participarão de um jantar oferecido por Macri.

Obama viaja acompanhado da primeira-dama, de suas filhas, Malia e Sasha, e sua sogra, Maria Robinson. Todos irão a Bariloche e a Patagônia na quinta-feira para visitar um dos espetaculares locais culturais da Argentina, disse Rhodes.

Com a visita, Obama também quer encorajar a Argentina a desempenhar um papel mais destacado no plano internacional, em particular na luta contra a mudança climática e nas missões de paz, de acordo com Feierstein.

Não é nenhum segredo que, durante muitos anos, Argentina e Estados Unidos não tiveram relações particularmente fortes, afirmou o assessor, em referência ao governo de Cristina Kirchner (2007-2015), acrescentando que Obama está entusiasmado com a ideia de trabalhar com Macri.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212