Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Escritório Regional de Saúde promove capacitação em Saúde Mental no Teles Pires - Jornal Brasil em Folhas
Escritório Regional de Saúde promove capacitação em Saúde Mental no Teles Pires


Agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato são contemplados com a qualificação Itinerários do Saber.

Quarenta e dois técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde (ACSs) de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato participam neste mês de abril da qualificação em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde promovido pelo Escritório Regional de Saúde (ERS) de Sinop em parceria com a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT).

Trata-se do Projeto Itinerários do Saber voltado à formação de profissionais para a abordagem a usuários de álcool, crack e outras drogas, possibilitando um tratamento mais inclusivo e humanizado aos usuários de álcool, crack e outras drogas.

A formação, com carga horária de 40 horas dividida em dois momentos, promove uma reflexão sobre as possibilidades de cuidado multidisciplinar e ações de promoção e prevenção com as diferentes demandas das unidades, ministrada pelas tutoras Anisângela Campos e Claudia Zuanazzi do ERS de Sinop, que tem como diretora Francisca Barbosa Teixeira.

Anisângela Campos, que é a responsável técnica da área de saúde mental no Escritório Regional de Saúde de Sinop, explica que a região Teles Pires realizou um levantamento em 2017 de turmas que ainda não haviam realizado a formação no projeto anterior que é o Caminhos do Cuidado em 2014. Assim, neste primeiro semestre os municípios contemplados foram: Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Lucas do Rio Verde.

“Esse projeto visa a formação dos profissionais da Atenção Primária (ACS e TENF) referente ao conhecimento do território, as redes de atenção, os conceitos voltados para questão do álcool e outras drogas, a reforma psiquiátrica, a estratégia de redução de danos e integralidade do cuidado como diretriz para a intervenção em saúde mental no uso de álcool, crack e outras drogas, bem como a abordagem às famílias, aos usuários, de forma não preconceituoso, de não julgamento e não moralismo e apresenta possibilidades de intervenção partir da caixa de ferramentas dos técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde”, detalha.

Ainda de acordo com Anisângela Campos, o Grupo Condutor da região Teles Pires está em processo de atualização do Plano Regional da Rede Psicossocial que foi construído em 2013. “Nós realizamos o levantando das demandas, identificamos o cenário que temos com o diagnóstico situacional e iremos reunir com o grupo condutor no mês de junho para discutir a planilha do plano de ações e a planilha financeira dos serviços propostos para a região”, informa a coordenadora.

Além disso o CIES Regional priorizou duas capacitações para a saúde mental em nível de atenção básica para este ano e o Encontro dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como foco no matriciamento a ser realizado no dia 08 de junho de 2018.

“A tarefa é somar as forças, reunindo gestão, trabalhadores, familiares e usuários para fortalecer a rede que temos e o que precisamos, identificando o que é possível fazer no sentido de humanizar e qualificar o atendimento, acolher melhor o usuário e dar qualidade de vida para aquelas com sofrimento psíquico que buscam apoio e cuidado nos serviços de saúde”, observa.

Anisângela Campos defende que a saúde mental seja uma prioridade e desenvolvida de maneira intersetorial, amenizando assim as queixas psicossomáticas apresentadas na rede básica, por meio de diferentes possiblidades de intervenções individuais e de grupos na lógica do acolhimento adequando, do cuidado singular e subjetivo, da conversa franca e orientativa, da escuta qualificada e da clinica ampliada realizado por vários olhares, saberes e sentidos.

 

Últimas Notícias

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos
Bolsa cai e dólar fecha em R$ 3,80
Araújo: dispensa de status especial na OMC nos coloca como país grande
Países sul-americanos devem sair de uma só vez da Unasul, diz ministro
Chanceler descarta emprego das Forças Armadas na Venezuela
Moçambique, Zimbábue e Malauí tentam identificar vítimas de ciclone
Nova Zelândia quer proibir, em abril, venda de armas do tipo militar
Conselho Europeu aceita prorrogar saída do Reino Unido para maio

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212