Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Unemat recebe doação de obras raras do acervo do escritor Eduardo Mahon - Jornal Brasil em Folhas
Unemat recebe doação de obras raras do acervo do escritor Eduardo Mahon


Revistas portuguesas literárias e artísticas, do século XIX e início do XX, foram cedidas pelo imortal da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Eduardo Mahon, à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A assinatura do temo de comodato ocorreu nesta sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Cáceres.

Os volumes da coleção das revistas Illustração Portugueza, Portugal/Brasil e António Maria ficarão alocados no câmpus de Tangará da Serra, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), sob curadoria do professor Agnaldo Rodrigues da Silva.

O escritor, Eduardo Mahon, explicou que essa iniciativa deveu-se à força da Unemat para divulgar os autores mato-grossenses, em razão da sua presença em diferentes regiões do estado. “Nós escritores estamos sendo recebidos diretamente em cada município onde a Unemat se faz presente, como Sinop, Cáceres e Tangará da Serra, por exemplo. A Unemat virou um trampolim para o movimento literário de Mato Grosso. Não fiz mais do que retribuir”.

A Unemat desenvolve cursos de 43 municípios, por meio de 13 câmpus, 18 núcleos pedagógicos e 24 polos de ensino a distância. “Quanta coisa podemos fazer juntos pelo estado, inclusive neste espaço da história e da memória. É importantíssimo que os jovens tenham acesso a esse material para sabermos quem somos e o futuro que queremos”, disse a reitora Ana Di Renzo, ao enfatizar a importância da instituição para a inclusão social.

O material deverá ser utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Esses são documentos históricos e literários riquíssimos. É uma coleção que possibilita pesquisas nos diferentes gêneros literários, como prosa, conto, romance, poesia e teatro, podendo ser utilizado tanto de professores da Unemat, quanto estudantes de mestrado e doutorado”, ponderou o curador Agnaldo Silva.

Parte deste material já está digitalizada, mas alguns volumes ou fascículos ainda não estão disponíveis ao público. Essa investigação também vai fazer parte dos objetivos desse grupo de pesquisa. Para conhecer: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt.

Também participaram da cerimônia de assinatura do termo as acadêmicas da Academia Mato-grossense de Letras, Elizabeth Madureira e Olga Castrillon (professora da Unemat), o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Adilson Reis, e os pró-reitores de Extensão e Cultura (PROEC), Anderson Amaral e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Rodrigo Zanin.



 

Últimas Notícias

Inep divulga resultado do Enem
Frédéric Lamotte é o novo diretor geral da CA Indosuez Wealth (Miami) e responsável Global da região das Américas
A ACIRLAG chega para impulsionar o setor econômico da região Leste de Aparecida
Inadimplência no país cresce 4,41% em 2018
Receita Federal exclui 521 mil empresas devedoras do Simples Nacional
Tesouro quita R$ 4,82 bi de estados e municípios inadimplentes em 2018
Nascidos em janeiro e fevereiro começam a receber abono salarial
BB lidera lista de reclamações no último trimestre de 2018

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212