Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Unemat recebe doação de obras raras do acervo do escritor Eduardo Mahon - Jornal Brasil em Folhas
Unemat recebe doação de obras raras do acervo do escritor Eduardo Mahon


Revistas portuguesas literárias e artísticas, do século XIX e início do XX, foram cedidas pelo imortal da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Eduardo Mahon, à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A assinatura do temo de comodato ocorreu nesta sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Cáceres.

Os volumes da coleção das revistas Illustração Portugueza, Portugal/Brasil e António Maria ficarão alocados no câmpus de Tangará da Serra, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), sob curadoria do professor Agnaldo Rodrigues da Silva.

O escritor, Eduardo Mahon, explicou que essa iniciativa deveu-se à força da Unemat para divulgar os autores mato-grossenses, em razão da sua presença em diferentes regiões do estado. “Nós escritores estamos sendo recebidos diretamente em cada município onde a Unemat se faz presente, como Sinop, Cáceres e Tangará da Serra, por exemplo. A Unemat virou um trampolim para o movimento literário de Mato Grosso. Não fiz mais do que retribuir”.

A Unemat desenvolve cursos de 43 municípios, por meio de 13 câmpus, 18 núcleos pedagógicos e 24 polos de ensino a distância. “Quanta coisa podemos fazer juntos pelo estado, inclusive neste espaço da história e da memória. É importantíssimo que os jovens tenham acesso a esse material para sabermos quem somos e o futuro que queremos”, disse a reitora Ana Di Renzo, ao enfatizar a importância da instituição para a inclusão social.

O material deverá ser utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Esses são documentos históricos e literários riquíssimos. É uma coleção que possibilita pesquisas nos diferentes gêneros literários, como prosa, conto, romance, poesia e teatro, podendo ser utilizado tanto de professores da Unemat, quanto estudantes de mestrado e doutorado”, ponderou o curador Agnaldo Silva.

Parte deste material já está digitalizada, mas alguns volumes ou fascículos ainda não estão disponíveis ao público. Essa investigação também vai fazer parte dos objetivos desse grupo de pesquisa. Para conhecer: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt.

Também participaram da cerimônia de assinatura do termo as acadêmicas da Academia Mato-grossense de Letras, Elizabeth Madureira e Olga Castrillon (professora da Unemat), o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Adilson Reis, e os pró-reitores de Extensão e Cultura (PROEC), Anderson Amaral e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Rodrigo Zanin.



 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212