Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Sabores e belezas da Agricultura Familiar encantam o público da Caravana de Cuiabá - Jornal Brasil em Folhas
Sabores e belezas da Agricultura Familiar encantam o público da Caravana de Cuiabá


Licores, cachaças, mel, queijos e doces diversos, artesanatos, flores e outros sabores e belezas da agricultura familiar estão encantando quem passa pela 13º Caravana da Transformação, na Arena Pantanal. A exposição, promovida pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), está localizada no primeiro piso da Arena, próxima à entrada das carretas de cirurgia e fica disponível até sábado, dia 28 de abril.

Seis produtores da baixada cuiabana estão presentes na exposição, representando os milhares de agricultores atendidos pela Empaer em 123 municípios do estado. Entre eles, Maria da Conceição Pizoto, de 58 anos, produtora do Assentamento Medalha, em Poconé, que garante fazer o melhor requeijão da região. “É o tradicional requeijão, daquele de sítio mesmo. E está fazendo sucesso!”, afirma orgulhosa.

Em sua propriedade de 10 hectares, a agricultora produz, com a ajuda do marido, da filha e dos dois netos, as frutas utilizadas na alimentação da família e na produção de doces e licores para comercialização. Além disso, a família mantém pequenas criações de porco, galinha e gado leiteiro. Segundo ela, graças ao apoio técnico recebido pela Empaer, hoje sua família consegue se manter integralmente com a renda da agricultura familiar.

“Hoje a gente pode dizer com bastante segurança que estamos tranquilos, vivendo com dignidade, graças à assistência que a gente tem. Se a gente tem apoio, a gente cresce. Requer esforço, a gente tem que dedicar, mas vale a pena. Antes a gente produzia de qualquer jeito, agora a gente produz de uma forma correta e faz o trabalho render melhor. Adequamos também as coisas pra poder vender o que a gente faz”.

Para ela, expor seus produtos na Caravana da Transformação é uma oportunidade única que, além de divulgar seus produtos, eleva a autoestima do produtor. “É a melhor coisa pra gente. Já participamos de outros eventos, mas esse aqui é muito importante. Antes a gente não saia lá da roça porque não tinha como. Hoje a gente tá aqui, no meio do povão pra todo mundo ver nosso trabalho e gente se sente valorizado. Com esse apoio e esses espaços, a gente passou a existir de verdade”, comentou a agricultora.

Flores Tropicais

A exposição também traz uma mostra de belas e coloridas flores tropicais. As plantas fazem parte de um projeto de pesquisa da Empaer que busca fomentar a produção de flores ornamentais como alternativa de geração de renda para os agricultores familiares.

A empresa desenvolve a pesquisa e oferece orientação técnica, capacitação e acompanhamento aos produtores envolvidos. A bióloga e pesquisadora da Empaer, Lozenil de Carvalho, explica que atualmente o projeto trabalha com as espécies strelitzia, bastão do imperador, alpínia, oito variedades de helicônias e mais de dez variedades de antúrio.

“Trabalhamos principalmente com as mulheres do campo. É um trabalho prazeroso e bonito, que tem muita demanda ainda não explorada. Vendemos bastante pra floriculturas e empresas de decoração e trouxemos para cá para que a população em geral também conheça o potencial desse trabalho”, concluiu a bióloga.

13ª Caravana

Também terminam neste sábado os serviços de cidadania como a emissão do RG, emissão/atualização do cartão SUS, emissão do cartão do idoso, carteira de reservista, carteira de pescador amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Já as cirurgias e atendimentos pós-operatórios continuam. O mutirão de cirurgias de catarata vai até o dia 10 de maio. As cirurgias de pterígio ocorrerão apenas na próxima terça-feira, dia 1º de maio. Já o procedimento de yag laser será realizado de 29 de abril a 5 de maio.

Nesta edição serão atendidos moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.

 

Últimas Notícias

Sul e Sudeste se unem e formam consórcio para ações conjuntas
Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
Feiras em São Paulo oferecem oportunidades de intercâmbio no exterior
Treze de 16 docentes relataram casos de agressão na escola de Suzano

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212