Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Últimos dias para inscrição na 7ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal - Jornal Brasil em Folhas
Últimos dias para inscrição na 7ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal


Para a elaboração do projeto de iniciação científica, a escolha do tema é livre, podendo abranger qualquer área do conhecimento: “Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias”, “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias” ou ainda ser interdisciplinar.

Encerra-se em 7 de maio o prazo para alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Mato Grosso se inscreverem na 7ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro, em Cáceres, e pretende reunir estudantes vindos de outros 13 municípios do estado.

A proposta é que a equipe faça a sua investigação ao longo do ano letivo, a partir de uma questão problema surgida de situações do cotidiano, em uma das diferentes áreas da Ciência, para depois apresentar ao público os resultados.

Passo a passo para inscrição: Os jovens pesquisadores devem formar equipes, de no mínimo dois e no máximo quatro alunos do mesmo ano de escolaridade, sob a orientação de um professor.

Para a elaboração do projeto de iniciação científica, a escolha do tema é livre, podendo abranger qualquer área do conhecimento: “Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias”, “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias” ou ainda ser interdisciplinar.

É necessário preencher a ficha de inscrição (disponível em www.mostranopantanal.com.br), fornecendo as informações solicitadas. Após, o orientador receberá via e-mail a confirmação da inscrição.

Categorias

Para representar a escola/município, os projetos devem ser executados ao longo do ano letivo em uma das quatro categorias.

Categoria 1: Iniciação Científica Mirim – alunos do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano). Tem por objetivo incentivar e valorizar o interesse pela indagação, observação e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Categoria 2: Divulgação Científica – alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). Visa valorizar a habilidade de demonstrar, reunir, articular e comunicar o conhecimento científico já produzido.

Categoria 3: Incentivo à Pesquisa – alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e Ensino Médio, objetiva valorizar o método de investigação científica para a explicação de fenômenos e conceitos, situações vividas no dia a dia, estimulando a produção de conhecimento dos alunos.

Categoria 4: Desenvolvimento Tecnológico – alunos do Ensino Médio. Tem por objetivo incentivar a produção de novos produtos e materiais tecnológicos.

Ajuda de custo

Os 30 resumos dos trabalhos de iniciação científica selecionados, não pertencentes às escolas de Cáceres, receberão ajuda de custo referente ao transporte terrestre de dois alunos e do professor orientador, hospedagem e alimentação. A ajuda de custo será destinada, prioritariamente, aos projetos oriundos da rede pública de ensino.

No dia da Mostra, os trabalhos serão avaliados por uma comissão, constituída por três convidados, entre profissionais liberais, professores, pesquisadores e técnicos de diversas instituições profissionais, de ensino e/ou pesquisa.

Premiação

Os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria receberão premiação. Também serão selecionados cinco alunos dos três trabalhos primeiros colocados nas categorias Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para serem bolsistas de iniciação científica júnior.

Realização: Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Ceicim-Unemat), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Outras informações: [email protected]



 

Últimas Notícias

Chega a 73 o número de mortos em explosão no México; feridos somam 74
Forte terremoto de magnitude 6,7 atinge o Chile
Mais de 150 imigrantes se afogam no Mar Mediterrâneo
Brasil e Europa vão ser interligados por novo cabo submarino
Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas
Ghosn está disposto a aceitar qualquer condição para obter fiança
Bombeiros buscam pessoa desaparecida depois de tromba dágua no Rio
Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212