Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Emater apoia projeto garante economia de 90% de água na produção de peixe e hortaliças - Jornal Brasil em Folhas
Emater apoia projeto garante economia de 90% de água na produção de peixe e hortaliças


AquaponiaUm projeto de produção integrada de peixe e hortaliças no Sítio Gabriela, no município de Quixaba, possibilita a economia de até 90% de água e um alto aproveitamento de resíduos orgânicos. Trata-se do projeto de extensão “Aquaponia na Agricultura Familiar”, desenvolvido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que recebe o apoio de extensionistas da região da Emater, em Patos. A iniciativa será difundida entre os produtores da região.

O grupo de extensionistas da Emater, formado pelas técnicas Maria Estela, Celiane Damasceno, Conceição Ramos, Maria do Socorro Cruz Medeiros e Maria do Carmo, afirmaram que se trata de um projeto viável e com retorno financeiro aos investimentos. “Com isso, a Emater deve realizar um trabalho de divulgação do projeto Aquaponia na Agricultura Familiar junto aos agricultores, sob a coordenação do chefe do Escritório Regional da Emater- em Patos, Chico Acácio”, informaram.

O projeto de extensão Aquaponia na Agricultura Familiar é coordenado pelo técnico em Tecnologia da Informação do Instituto, Leonardo Navarro; que tem utilizado tecnologias apropriadas ao contexto local para proporcionar o incremento do setor produtivo com uma agricultura saudável. Desse modo, contribui para o desenvolvimento regional; permitindo, com isso, a inclusão de agricultores familiares em um sistema de produção moderno e eficiente.

Aquaponia – É um sistema de cultivo que une cultivo de peixes com Hidroponia (cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). A iniciativa proporciona um sistema integrado de produção de peixes e plantas, com recirculação de água. Apesar de pouco difundida. A Aquaponia garante uma redução do consumo de água de até 90 por cento em comparação aos sistemas de aquiculturas convencionais, além de contribuir para o aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados.

Com isso, explica Leonardo Navarro, trata-se de uma alternativa de produção de peixes e vegetais menos impactantes ao meio ambiente, representando um modo novo de sistema de atividades agrícolas no sertão, com responsabilidade no uso de recursos hídricos.

No segundo ano de implantado, o projeto de Quixaba servirá para auxiliar os agricultores de pequenas propriedades rurais, traduzindo os conhecimentos científicos em uma linguagem simples, adequada à realidade do público alvo, ajudando com isso na disseminação de soluções sustentáveis de baixo custo.

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212