Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Programa gera oportunidade de renda para agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha - Jornal Brasil em Folhas
Programa gera oportunidade de renda para agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha


Cento e setenta e quatro agricultores familiares dos municípios de Almenara, Felisburgo, Itaobim, Itinga, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia e Santo Antônio do Jacinto estão sendo beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As famílias foram selecionadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e Emater-MG.

As famílias fornecem para o programa uma grande variedade de produtos, como mandioca, cebolinha, abobora, feijão, alface, couve, cenoura e beterraba. O contrato é anual e cada produtor deve receber um total de R$ 6.500,00.

Segundo a coordenadora Técnica da Emater-MG, Josilaine Ferreira Lopes, o PAA é fundamental para “incentivar a geração de renda na agricultura familiar e a inclusão produtiva”.

Participando pela primeira vez do PAA, o agricultor familiar Rogério Dias Paulista, do município de Almenara, já pensa em ampliar a produção de hortaliças. “Eu quero cultivar novas variedades”, diz.

Além de hortaliças, o produtor também fornece frutas como banana e acerola. Com o programa, Rogério conseguiu mais uma oportunidade de comercialização além da feira livre do município. “ Com o PAA, nós temos a garantia de venda de nossos produtos e uma renda extra”, afirma.

PAA

Criado em 2003, o PAA é uma ação do governo federal para fortalecer a agricultura familiar. O programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

O programa é do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que adquiri os produtos e depois doa para as instituições cadastradas no programa, como escolas públicas, creches, asilos e instituições assistenciais.

Para a execução do PAA em Minas Gerais, o MDS conta com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Seda), Emater-MG e prefeituras.

As atribuições da Emater-MG no PAA são bem amplas e abrangem desde a assistência técnica, mobilização de agricultores, emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), orientação e elaboração de projetos até capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.

Para aderir ao programa, os produtores devem apresentar, entre outros documentos, a DAP. Os interessados em fornecer alimentos para o PAA devem procurar o escritório da Emater-MG em seu município.

 

Últimas Notícias

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos
Bolsa cai e dólar fecha em R$ 3,80
Araújo: dispensa de status especial na OMC nos coloca como país grande
Países sul-americanos devem sair de uma só vez da Unasul, diz ministro
Chanceler descarta emprego das Forças Armadas na Venezuela
Moçambique, Zimbábue e Malauí tentam identificar vítimas de ciclone
Nova Zelândia quer proibir, em abril, venda de armas do tipo militar
Conselho Europeu aceita prorrogar saída do Reino Unido para maio

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212