Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Jul de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Governo de Minas Gerais leva artesãos para o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, no Rio de Janeiro - Jornal Brasil em Folhas
Governo de Minas Gerais leva artesãos para o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, no Rio de Janeiro


Começou nesta quinta-feira (3/5) o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, que conta com o apoio do Governo de Minas Gerais por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). Realizado no Parque do Palácio do Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o evento, que vai até sábado (6/5), traz uma seleção exclusiva de objetos dos quatro cantos do país, produzidos por mais de 1.000 artesãos e artistas de 40 comunidades.

A ação faz parte do programa +Artesanato, que visa à promoção de políticas para o segmento e dos canais de comercialização dos produtos artesanais, com a inserção no mercado. A finalidade é contribuir para o reforço da imagem e identidade do artesanato. Com apoio na promoção e na comercialização em feiras e eventos, o programa fomenta a abertura de novos mercados, criando demandas e fortalecendo a atividade.

No espaço ocupado pelo Governo de Minas Gerais estão expostas peças dos artesãos dos municípios de Santana do Araçuaí, Turmalina (Coqueiro Campo e Campo Alegre), Chapada do Norte, Berilo e Januária, que contam com o apoio do Artesanato em Movimento. O principal objetivo é fomentar o segmento para a geração de renda e divulgação da cultura das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.

O diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier, afirmou que o apoio é importante para que os artesãos possam ganhar mercado em outras regiões do Brasil e do mundo. “O artesanato mineiro, em especial os das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, é responsável por grande parcela da produção nacional. O suporte para participação de eventos como esse é de fundamental importância para manter viva essa tradição”, disse.

Para a artesã de Turmalina, Ana Aparecida, eventos como esse servem também para o aperfeiçoamento do trabalho. “Aqui buscamos conhecimento, além do que já temos, é uma forma de expandir o nosso trabalho”, disse.

O evento é organizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), e traz o melhor do artesanato popular brasileiro, com a venda de objetos de decoração, vestuário, utilitários e acessórios.

O artesanato, que passa de geração a geração entre famílias e povoados, une o fazer artístico à matéria prima local, apresentando um belo mosaico da cultura popular brasileira. A presença de vários mestres e artesãos vai oferecer oportunidade de contato direto com diferentes fazeres e saberes, afirmando os múltiplos conhecimentos reunidos e a importância da preservação desses valores.

O público poderá ver artesãos demonstrarem na prática o processo de confecção de alguns objetos expostos, além de levar para casa uma peça exclusiva.

O Mercado Brasil é uma das ações do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição (Promoart), que tem gestão conceitual do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, e é desenvolvido pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio com o Iphan.

 

Últimas Notícias

Temer participa da conferência dos países de língua portuguesa
Goiás Fomento liberou R$ 37 milhões para setor empresarial de Aparecida de Goiânia
Food Garden Flamboyant oferece conteúdo e o melhor da gastronomia
TIM contempla clientes de todo o Brasil com um par de ingressos para cinemas
Goiás quer menos desperdício de dinheiro e mais ações sociais efetivas em parceria com as igrejas, diz Ronaldo Caiado em Catalão
Evolução de Meirelles em pesquisas anima MDB
Lotéricas lutam para continuar recebendo faturas da Enel
Congresso aprova diretrizes orçamentárias para 2019

MAIS NOTICIAS

 

Relatório final da LDO pode ser entregue hoje na Comissão de Orçamento
 
 
Parecer da LDO veta renúncia fiscal, reduz custeio e congela salários
 
 
EBC suspende perfis nas redes sociais durante período eleitoral
 
 
Câmara pode votar nesta quarta projeto da Escola sem Partido
 
 
Brasil e Vietnã assinam acordos em aviação e agricultura
 
 
Toffoli cassa decisão de Moro e livra Dirceu de tornozeleira

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212