Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Governo de Minas Gerais leva artesãos para o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, no Rio de Janeiro - Jornal Brasil em Folhas
Governo de Minas Gerais leva artesãos para o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, no Rio de Janeiro


Começou nesta quinta-feira (3/5) o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, que conta com o apoio do Governo de Minas Gerais por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). Realizado no Parque do Palácio do Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o evento, que vai até sábado (6/5), traz uma seleção exclusiva de objetos dos quatro cantos do país, produzidos por mais de 1.000 artesãos e artistas de 40 comunidades.

A ação faz parte do programa +Artesanato, que visa à promoção de políticas para o segmento e dos canais de comercialização dos produtos artesanais, com a inserção no mercado. A finalidade é contribuir para o reforço da imagem e identidade do artesanato. Com apoio na promoção e na comercialização em feiras e eventos, o programa fomenta a abertura de novos mercados, criando demandas e fortalecendo a atividade.

No espaço ocupado pelo Governo de Minas Gerais estão expostas peças dos artesãos dos municípios de Santana do Araçuaí, Turmalina (Coqueiro Campo e Campo Alegre), Chapada do Norte, Berilo e Januária, que contam com o apoio do Artesanato em Movimento. O principal objetivo é fomentar o segmento para a geração de renda e divulgação da cultura das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.

O diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier, afirmou que o apoio é importante para que os artesãos possam ganhar mercado em outras regiões do Brasil e do mundo. “O artesanato mineiro, em especial os das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, é responsável por grande parcela da produção nacional. O suporte para participação de eventos como esse é de fundamental importância para manter viva essa tradição”, disse.

Para a artesã de Turmalina, Ana Aparecida, eventos como esse servem também para o aperfeiçoamento do trabalho. “Aqui buscamos conhecimento, além do que já temos, é uma forma de expandir o nosso trabalho”, disse.

O evento é organizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), e traz o melhor do artesanato popular brasileiro, com a venda de objetos de decoração, vestuário, utilitários e acessórios.

O artesanato, que passa de geração a geração entre famílias e povoados, une o fazer artístico à matéria prima local, apresentando um belo mosaico da cultura popular brasileira. A presença de vários mestres e artesãos vai oferecer oportunidade de contato direto com diferentes fazeres e saberes, afirmando os múltiplos conhecimentos reunidos e a importância da preservação desses valores.

O público poderá ver artesãos demonstrarem na prática o processo de confecção de alguns objetos expostos, além de levar para casa uma peça exclusiva.

O Mercado Brasil é uma das ações do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição (Promoart), que tem gestão conceitual do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, e é desenvolvido pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio com o Iphan.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212