Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Procon e Ipem realizam operação especial ‘Segurança Infantil’ - Jornal Brasil em Folhas
Procon e Ipem realizam operação especial ‘Segurança Infantil’


O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT) realizaram, na quinta e sexta-feira (03 e 04.05), a operação especial estadual ‘Segurança Infantil’, nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. A ação faz parte do calendário anual de operações integradas da Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCSS/MT).

A fiscalização do Procon-MT teve caráter preventivo, ou seja, objetivou orientar e notificar os fornecedores do comércio varejista de artigos de armarinho para que se adéquem à legislação consumerista. Dentre as principais infrações verificadas, os fiscais do Procon destacam a falta de informações sobre os órgãos de defesa do consumidor, como endereço e telefone do Procon, em cartazes no estabelecimento e em notas fiscais; ausência de informações sobre formas de pagamento aceitas e sobre a proibição de fumar.

Também foram encontrados: falta de exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), que deve ser disponibilizado para consulta dos consumidores; produtos sem informação de preço; ausência de leitor de código de barras em lojas que optam por essa modalidade de precificação; ausência de divulgação do valor original e promocional em anúncios de liquidações/promoções de forma que o desconto seja percebido facilmente pelos consumidores, entre outros.

Para a operação, foram escolhidas as regiões do bairro do Porto, em Cuiabá, e a Avenida Couto Magalhães, no centro, em Várzea Grande. No total, sete estabelecimentos foram fiscalizados pelo Procon Estadual. De acordo com o fiscal de Defesa do Consumidor, Josimar Gusmão, a ação teve como objetivo orientar fornecedores a se adequarem às legislações consumeristas, de forma que os consumidores tenham seus direitos assegurados.

Ipem-MT

De acordo com a coordenadora da Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso e agente metrológico do Ipem-MT, Suziane Marchioreto, o objetivo da operação por parte do Instituto de Pesos e Medidas foi fiscalizar os produtos infantis, com foco na faixa etária a que o produto se destina.

Rede RCSS

O objetivo da Rede Consumo Seguro e Saúde (RCSS-MT) é atuar de forma integrada e articulada promovendo ações com foco na saúde e segurança do consumidor mato-grossense, com a finalidade de uma atuação alinhada e complementar que oferece mais efetividade e maior amplitude de impacto do que as ações antes executadas individualmente.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Várzea Grande Shopping, o atendimento ocorre das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212