Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de May de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Palestra ensina caminho da saúde financeira a servidores - Jornal Brasil em Folhas
Palestra ensina caminho da saúde financeira a servidores


Cerca de 150 servidores receberam orientações sobre educação financeira na tarde desta quinta-feira (03.05), no Auditório da Arena Pantanal, durante a 13ª Caravana da Transformação, como parte do programa institucional que visa melhorar a qualidade de vida do servidor por estimular escolhas financeiras conscientes. A capacitação foi oferecida pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Escola de Governo, em parceria com Banco do Brasil.

Conforme o secretário chefe da Casa Civil, Júlio Modesto, presente na abertura do evento, esta é uma ação essencial do governo para auxiliar os servidores no planejamento, e na realização de suas metas financeiras, sejam elas sair do endividamento, ou alcançar um sonho por meio de um investimento.

“Temos um perfil detalhado do endividamento dos servidores, e segundo dados de março deste ano, mais de 60% dos dos servidores possuem descontos em folha de mais de 80% do limite da sua margem. É extremamente importante que a Seges oportunize essas capacitações para que os servidores busquem a saúde financeira, e consequentemente qualidade de vida e estímulo no exercício da sua função profissional”, defende o secretário.

A facilitadora Patrícia de Laura, assessora da Superintendência Regional do Banco do Brasil, demonstrou como deve ser planejado o orçamento familiar, opções de como os servidores devem renegociar dívidas para pagar menos juros, e ainda soluções para poupar e pensar no futuro.

Ela alerta ainda para hábitos saudáveis que contribuem para as finanças saudáveis no ambiente familiar, como a transparência sobre os gastos domésticos, e ainda as decisões compartilhadas sobre gastos.

O professor de matemática, Julio Cesar Rosseto, e o secretario da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Tcharles Shneider, percorreram 460 quilômetros deixando a cidade de Vera onde atuam para participarem do evento.

O interesse dos servidores vai além de saber mais sobre educação financeira, vieram conferir a ação do Estado pois são pesquisadores do tema no mestrado. Além disso, ambos trabalham o assunto com turmas tanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA), quanto com alunos no ensino médio.

“Acreditamos que ensinar a fazer uma pesquisa de preço, um controle ou uma tabela de fluxo e de caixa, a controlar os gastos é essencial. Quantos de nós chegamos ao final do mês e nos perguntamos o que foi feito com o salário. E um planejamento financeiro pode mudar isso”, conta Rosseto.

Programação

Capacitar servidores sobre esta temática é uma inciativa inédita no Estado. Conforme o secretario de Gestão, Ruy Fonseca, a Seges preparou uma programação para estender esta capacitação para várias secretarias diante da procura, e da importância deste tema para o servidorismo público.

Cinco secretarias receberão capacitação da Superintendência da Escola de Governo em educação financeira até o final de maio. Na próxima segunda-feira (7) o Mato Grosso Saúde receberá a palestra, no dia 8 a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), no dia 9 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dia 10 a Secretaria de Fazenda será atendida, e no dia 11 o Mato Grosso Previdência.

 

Últimas Notícias

Maduro é reeleito com uma forte abstenção e em meio a denúncias de fraude
Pecuária de Goiânia 2018 começa nesta sexta (18); veja programação de shows
Portaria do MEC autoriza a contratação de 1.205 novos professores e técnicos administrativos
Conheça as histórias das taças da Copa do Mundo
Crise na Argentina pode levar à redução das exportações brasileiras
Roupas e calçados lideram compras por impulso, diz pesquisa
Educação financeira pode reduzir endividamento excessivo, diz Goldfajn
Edital seleciona instituição para operar novo fundo de investimentos

MAIS NOTICIAS

 

Trump anuncia nesta terça-feira decisão sobre acordo nuclear com o Irã
 
 
Fugindo da crise e da insegurança, brasileiros migram para Portugal
 
 
Argentina recorre ao FMI para equilibrar contas
 
 
Brasil e mais 40 nações apelam à OMC contra guerra comercial
 
 
Macri admite que Argentina precisa de apoio externo e recorre ao FMI
 
 
Donald Trump retira Estados Unidos do acordo nuclear com Irã

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212