Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Aug de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Diretoria do 1º Grêmio Estudantil do Centro Dorilene Silva Castro toma posse nesta sexta-feira - Jornal Brasil em Folhas
Diretoria do 1º Grêmio Estudantil do Centro Dorilene Silva Castro toma posse nesta sexta-feira


“Este é de fato um grêmio democrático e inclusivo, onde a gente juntou todas as representatividades: cadeirantes, gays, lésbicas e trans’. A gente acolheu todo mundo para incluir e espalhar igualdade de gênero, igualdade racial e esse sentimento de respeito à diversidade dentro da escola, porque a gente precisa muito de um mundo melhor”. Com as palavras do estudante Luís Felipe Ferreira (nome social de Maria de Fátima Ferreira da Conceição), tomou posse a Diretoria do 1º Grêmio Estudantil do Centro Educa Mais Dorilene Silva, uma das 36 escolas de tempo integral da rede estadual de ensino, no Maranhão.

Em um gesto que demonstra a união, o respeito e a valorização de cada pessoa que forma a comunidade escolar do Dorilene, todos os funcionários, dos professores aos zeladores, das merendeiras aos vigilantes, foram representados na solenidade de entrega dos certificados à diretoria, de professores ao zelador da escola. “A comunidade escolar é plural. É formada por vários segmentos, e todos são fundamentais para o funcionamento da escola”, disse Luís Felipe.

O grêmio composto por 15 integrantes tem como uma das suas principais propostas fortalecer o processo democrático na escola, promovendo a cultura de respeito às diversidades e da igual de direitos. Assim, o grêmio criou diretorias especificas como: de igualdade racial, de defesa da mulher, de combate a LGBTfobias e da pessoa com deficiência, entre as diretorias comuns. Outra prioridade dos gremistas é a criação de projetos que possam ajudar na promoção do protagonismo juvenil.

“O grêmio tem um papel muito legal, que é ajudar a fortalecer as ações na escola. Então, uma das nossas metas é buscar projetos que possam fortalecer o protagonismo juvenil que já existe com a escolha da escola, mas a gente pode fazer muito mais”, disse Elen Wryanne Silva Santana, tesoureira do grêmio.“Este é um ano ímpar em nossa escola, até porque desejávamos há anos criar um grêmio e fomentar o protagonismo. E agora, isso virou realidade. Eu tenho orgulho de estar vivendo esse momento. Tenho certeza de que com o Grêmio Estudantil seremos ainda mais forte”, pontuou Maria Luiza da Silva, gestora geral da escola.

A constituição dos grêmios estudantis é uma ação do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para fortalecer a gestão democrática na escola e dos jovens enquanto agentes sociais, fomentando o protagonista juvenil. Já são mais de 200 grêmios formados e a meta é chegar a 400 Grêmios Estudantis até o fim do ano.

“Os Grêmios Estudantis são a instância máxima de representação dos estudantes Maranhenses. Representa a democracia e a transparência na escola. É por isso que o governo está incentivando a criação dos Grêmios Estudantis. Em 2015 eram cerca de 30 grêmios, hoje, já são quase 300. O objetivo é fortalecer a democracia e o protagonismo juvenil”, destacou o secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso.

“Emaranhando Sonhos”

Na última segunda-feira (30), o Governo do Maranhão, por meio da Seduc, em parcerias com as Secretarias de Estado: de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), da Mulher (SEMU), da Juventude (SEEJUV), de Comunicação e Articulação Política (SECAP), Viva/Procon, e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), lançou o projeto “Emaranhando Sonhos: I Encontro Estadual de Grêmios Estudantis do Maranhão. O encontro estadual será precedido de 19 etapas regionais, que serão realizadas até o fim de maio. A meta é atingir aproximadamente 15 mil estudantes.

Nas regionais serão eleitos os delegados municipais que irão representar os grêmios das escolas do seu município no I Encontro Estadual, previsto para acontecer em junho. Para a etapa final são esperados 500 estudantes.

 

Últimas Notícias

Trabalhadores de todas as idades já podem sacar cotas do Pis/Pasep
Estimativa do mercado financeiro para inflação sobe para 4,15%
Maduro diz que aceita colaboração do FBI, mas impõe condições
Disputa entre EUA e Turquia afeta as bolsas asiáticas
Secretário dos EUA discute com brasileiros defesa na América do Sul
Programa Um Olhar sobre o Mundo entrevista o fotógrafo Paulo Vitale
Após explosão em Ipatinga, sindicato quer mais segurança
Morre em São Paulo Cláudio Weber Abramo

MAIS NOTICIAS

 

Convenção do PSDB lança candidaturas de José Eliton, Marconi e Lúcia Vânia
 
 
ANP faz tomada pública sobre preço de etanol nas usinas
 
 
China e União Europeia se unem para apoiar comércio multilateral
 
 
Gabinete de intervenção vai comprar munição para polícia do Rio
 
 
PSDB confirma Alckmin como candidato a presidente da República
 
 
Álvaro Dias é oficializado candidato à Presidência pelo Podemos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212