Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 UemaSul promove minicurso sobre Zoneamento Ecológico-Econômico - Jornal Brasil em Folhas
UemaSul promove minicurso sobre Zoneamento Ecológico-Econômico


Compreendido como um importante instrumento para planejar e ordenar o território brasileiro, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais, o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) foi tema de um minicurso realizado na última quinta-feira (3), no campus Imperatriz da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. A atividade foi promovida pelo curso de Geografia em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

O minicurso foi ministrado pelo geógrafo e mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas, Luiz Jorge Bezerra Dias. Professor da Universidade Estadual do Maranhão, Luiz Jorge é também coordenador estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Maranhão, vinculado ao Imesc.

“Sabendo da importância deste tema para Região Tocantina, lançamos o convite e solicitamos a parceria com o Imesc, através do presidente Felipe Macedo de Holanda, que possibilitou a participação de Luiz Jorge”, afirmou a coordenadora do curso de Geografia da UemaSul, professora Maria do Rosário.

De acordo com Maria do Rosário, um dos objetivos da atividade é aperfeiçoar e contextualizar a formação dos acadêmicos, capacitando recursos humanos com informações sobre os procedimentos de diagnóstico, prognóstico e cenarização em ZEE e inserindo a universidade neste debate.

O evento visou também fomentar a metodologia do Ministério do Meio Ambiente, que prevê o subsídio das decisões de planejamento do desenvolvimento e do uso do território nacional em bases sustentáveis. “Consideramos que o evento foi um grande sucesso com a participação efetiva de professores e acadêmicos de Geografia e de outros cursos”, avaliou a coordenadora.

Políticas Públicas estaduais

O Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão (MacroZEE-MA) foi reconhecido pelo Governo Federal ainda em 2015. A proposta de MacroZEE – que antecede o ZEE – para o estado foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Maranhão, em resposta a encaminhamento feito pelo governador Flávio Dino e tornou-se a Lei nº 10.316, em setembro do mesmo ano.

“O Maranhão tem setores produtivos com grandes potenciais, fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado. Mas este desenvolvimento precisa ser sustentável, pois temos um rico patrimônio natural e ambiental que deve ser preservado e conservado”, explicou o vice-reitor da UemaSul, Expedito Barroso.

 

Últimas Notícias

Chega a 73 o número de mortos em explosão no México; feridos somam 74
Forte terremoto de magnitude 6,7 atinge o Chile
Mais de 150 imigrantes se afogam no Mar Mediterrâneo
Brasil e Europa vão ser interligados por novo cabo submarino
Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas
Ghosn está disposto a aceitar qualquer condição para obter fiança
Bombeiros buscam pessoa desaparecida depois de tromba dágua no Rio
Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212