Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Bolsista da FAPESP vence etapa brasileira do FameLab 2018 - Jornal Brasil em Folhas
Bolsista da FAPESP vence etapa brasileira do FameLab 2018


Agência FAPESP – Guilherme Defante Telles, aluno de pós-graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP) e bolsista FAPESP, venceu o FameLab Brasil 2018.

Telles representará o país na etapa mundial, em junho, no Reino Unido. Iniciativa do British Council, o FameLab é o maior concurso de comunicação científica do mundo e acontece em 32 países simultaneamente.

A final brasileira foi realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 27 de abril. O júri foi composto por sete representantes de instituições de fomento à pesquisa e de divulgação científica. Cada um dos 11 finalistas teve apenas 3 minutos para fazer a apresentação. Eles foram julgados com base no critério dos 3 Cs: carisma, conteúdo e clareza. Os mestres de cerimônia da noite foram Iberê Thenório e Mari Fulfaro, do canal Manual do Mundo.

Em um auditório lotado, com mais de 300 pessoas, Telles conquistou o júri com uma apresentação sobre como a prática de exercícios físicos estimula a produção de exossomos (vesículas que carregam diversas moléculas, inclusive material genético) e promove e regula a resposta imune.

“Estava confiante, mais tranquilo do que na semifinal, mas ao mesmo tempo tenso, porque tinha dúvida sobre o uso de um recurso que acabei usando – o aviãozinho de papel”, disse Telles.

Durante sua apresentação, ele jogou um aviãozinho de papel para a plateia, com uma palavra escrita, para alguém pegar e ler. Ele atribuiu sua boa performance ao timing perfeito da apresentação e aos conselhos e apoio que recebeu no treinamento antes da apresentação.

O público também votou e elegeu como favorita a física Priscilla Andressa de Souza Silva, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Única concorrente da área de exatas na final, ela falou sobre a possibilidade de ir ao espaço buscar metais e minérios contidos em asteroides.

“Nós percebemos que o público tem sede de conhecer ciência e pesquisa. E mostramos aqui que os cientistas são, antes de mais nada, pessoas: eles podem usar a emoção, o humor e outras ferramentas para transmitir ciência” disse Souza Silva, que também coordena o projeto de extensão universitária Ciência no Feminino: inspirando futuras cientistas.

Para o diretor-presidente do British Council, Martin Dowle, a iniciativa é fruto do compromisso que a instituição tem com a ciência e seu entendimento. “Os conceitos estão ficando cada vez mais complexos, e o entendimento público nem sempre acompanha. Há uma desconexão entre o campo científico e o entendimento do público, da sociedade. O FameLab é uma contribuição do British Council para ajudar a mudar esse quadro”, disse.

Esta foi a terceira edição do concurso realizada no Brasil. Para concorrer, o interessado precisava ser pesquisador (bolsista ou não) e enviar um vídeo, em português e inglês, explicando um conceito científico relevante para a sociedade, sem uso de edição ou dispositivos eletrônicos.

No total, foram 119 inscritos, sendo que 30 foram selecionados para a semifinal e depois outros 11, para a final. Todo o processo de seleção foi feito no Museu do Amanhã e durou cinco dias, entre 23 e 27 de abril. Entre uma etapa e outra, os participantes receberam treinamento de experts em comunicação científica, da Inglaterra e do Brasil.

Nesta edição, o FameLab teve apoio da FAPESP, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) –, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Museu do Amanhã.

Mais informações: www.famelab.com.br.


 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212