Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Escola Técnica do Guará é oficialmente inaugurada - Jornal Brasil em Folhas
Escola Técnica do Guará é oficialmente inaugurada


O Centro de Educação Profissional Articulado do Guará — Professora Teresa Ondina Maltese foi oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (4). A Escola Técnica do Guará, como é conhecida a unidade, funciona desde agosto de 2017, mas não teve cerimônia de lançamento à época.

A escola atende 539 alunos dos cursos de técnico em enfermagem e computação gráfica — de 1.840 horas-aula e 1 mil horas-aula, respectivamente — e 162 alunos do Mediotec nos cursos de técnico de enfermagem e produção de moda, este último com 800 horas-aula.

Ainda neste mês, haverá o início dos cursos de formação inicial e continuada do Pronatec.

“Não podemos continuar com modelo ultrapassado, em que as pessoas não aprendem ou aprendem muito pouco. Os jovens devem escolher as disciplinas mais importantes para as profissões que queiram exercer”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O chefe do Executivo local destacou que esta é a segunda escola com proposta pedagógica diferente inaugurada nesta semana. A primeira foi a Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá, na quarta-feira (2).

De acordo com o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, a unidade vai ao encontro do que é proposto atualmente: a flexibilização curricular do ensino médio.

A Escola Técnica do Guará ainda desenvolve um projeto de robótica com 20 alunos dos ensinos médio e fundamental, de 8 e 9 anos de idade

“Esta escola é um centro de educação profissional que vai receber os estudantes do Guará, seja em turno contrário, seja de forma articulada com os colégios”, explicou o titular da pasta.

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, participou da cerimônia. “Essa discussão de reforma do ensino médio não é de agora. Não adianta pensar que formar os jovens todos do mesmo jeito funciona”, disse.

Segundo ele, é preciso fugir do modelo padrão. “Queremos que esse projeto seja um espelho para uma boa prática para os outros estados.”

Para o coordenador regional de ensino do Guará, Afrânio Barros, a escola já nasce com espírito comunitário, atendendo à vontade dos moradores.

“A escolha dos cursos [enfermagem e computação] é fruto de um trabalho conjunto com a sociedade. A proposta é inovadora: dá oportunidade ao aluno do ensino médio de ter educação técnica e regular em tempo integral.”
Como é e quanto custou a estrutura da Escola Técnica do Guará

Cada sala tem até 40 alunos. São quatro turmas de computação gráfica, quatro de técnico de enfermagem e uma de produção de moda no período diurno. No noturno, a escola tem dois grupos de técnico de enfermagem e dois de computação gráfica. Ao todo, são 35 professores.

A Escola Técnica do Guará ainda desenvolve um projeto de robótica com 20 alunos dos ensinos médio e fundamental, de 8 e 9 anos de idade.

A estrutura onde funciona a instituição é resultado de investimento conjunto dos governos federal e de Brasília. A construção durou três anos e custou aproximadamente de R$ 10 milhões.
Aniversário de 49 anos do Guará

Ainda no Guará, Rollemberg assistiu ao desfile cívico-militar e cortou o bolo do aniversário de 49 anos da região administrativa. A cerimônia ocorreu na administração regional.

Ao lado, o último ponto visitado pelo governador na região nesta manhã: Feira Permanente do Guará, onde conversou com os feirantes.

Edição: Paula Oliveira

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212