Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Saúde ministra oficina para aprimorar serviços na atenção básica - Jornal Brasil em Folhas
Saúde ministra oficina para aprimorar serviços na atenção básica


Coordenadores, gestores e técnicos em saúde participam da oficina de “qualidade da gestão de informação na atenção”, realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) por meio do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPE) e a Divisão de Atenção Primária iniciada nesta quinta-feira, 03, no auditório do Ministério Público Estadual.

Com a participação dos 22 municípios do estado, a oficina se divide entre teoria e prática e tem como intuito apresentar o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB). O sistema está alinhado com a proposta de reestruturação do sistema de informação do Ministério da Saúde, e busca assegurar que por meio desse sistema o atendimento a população seja mais eficiente.

A programação termina nesta sexta-feira, 4, contando com a participação de apoiadores do Ministério da Saúde (MS). Durante a oficina também serão abordados temas como o plano de informatização das unidades básicas de saúde (UBS), integração do e-SUS AB com o SISPRENATAL e SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e também, o Sistema do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

João Paulo Silva, gerente do DAPE, fala da parceria com os municípios. “Estamos aqui como estado para reforçar os serviços e assistências que os 22 municípios devem receber, estamos também orientando todos com um único e exclusivo objetivo que é aperfeiçoar os serviços que são prestados a população” afirma.

A coordenadora de Atenção Primária, Valeria Moraes, destaca que o sistema que deve aperfeiçoar os atendimentos nas unidades de saúde de cada município, além de identificar possíveis necessidades. “O estado faz uso do e-SUS desde 2015. Por ser um sistema, é comum que frequentemente o programa passe por reformulações, e é por isso que estamos aqui hoje”.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Assis Brasil, Celma Saucedo, explica os avanços que ocorrem por conta do uso do sistema. “Desde que o sistema foi implantado, tivemos um avanço nos nossos atendimentos, já que pelo o programa também é possível ter um controle melhor e dessa forma conseguimos otimizar os atendimentos e identificar as prioridades”.

Durante os dois de oficina, os profissionais de saúde se qualificaram entendendo como o sistema e-SUS AB pode ampliar os serviços de atendimentos, melhorando o acompanhamento da gestão e do Ministério da Saúde por meio do programa já que eles poderão coletar os dados registrados a partir das demandas de atendimento realizados.

O representante do Ministério da Saúde e palestrante, Olavo Fontora, afirma que o objetivo final é beneficiar o usuários do SUS. “Estamos apoiando, tanto o estado como todos os municípios, preconizando a implantação gratuita do sistema para que a gestão municipal consiga organizar os serviços destinados a população, e com isso avaliar a situação de saúde dos usuários”.

 

Últimas Notícias

Chega a 73 o número de mortos em explosão no México; feridos somam 74
Forte terremoto de magnitude 6,7 atinge o Chile
Mais de 150 imigrantes se afogam no Mar Mediterrâneo
Brasil e Europa vão ser interligados por novo cabo submarino
Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas
Ghosn está disposto a aceitar qualquer condição para obter fiança
Bombeiros buscam pessoa desaparecida depois de tromba dágua no Rio
Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212