Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Governo vai regulamentar processo de relicitação de concessionárias - Jornal Brasil em Folhas
Governo vai regulamentar processo de relicitação de concessionárias


O governo anunciou hoje (9) a regulamentação do processo de relicitação de concessionárias que não conseguem cumprir os contratos. A relicitação está prevista na Lei 13.448, de 2017, que ainda não havia sido regulamentada. A ideia do governo é não ter que assumir despesas de empreendimentos de infraestrutura, como aeroportos ou rodovias, caso as empresas vencedoras da licitação se mostrem incapazes de manter o serviço.

“Pararia o investimento, pararia a operação e ainda cria algo adicional, que é o governo ter que entrar lá e investir, fazer manutenção. [A relicitação] evita perder de um lado e evita também aumentar despesas do outro lado”, disse hoje (9) o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Dyogo Oliveira, após participar de reunião com integrantes do governo no Palácio do Planalto.

“A ideia é criar um instrumento que permita ao Estado evitar perda maior, que seria um processo de caducidade, falência ou recuperação judicial das empresas. Quando a empresa entra em caducidade as dívidas não são pagas”, afirmou.

Durante a reunião, foram definidos os pontos fundamentais da proposta de relicitação. Dentre eles, consta que a empresa concessionária só poderá pedir relicitação se garantir a continuidade até que a prestação do serviço seja transferida para outra empresa. Caso entre em falência ou tenha sua recuperação judicial decretada, a relicitação estará descartada.

O pedido de relicitação deverá passar por análise técnica e jurídica da agência reguladora do setor e, ainda, pela análise do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.

“É uma decisão que vai ser feita pelas agências reguladoras, em função do pedido da concessionária. O processo de relicitação é justamente para que não haja interrupção dos serviços prestados pela concessionária”, ressaltou o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, que participou do encontro.

O caso mais recente é o do Aeroporto Internacional de Viracopos. A concessionária Aeroportos Brasil, que administra o local, entrou nesta semana com um pedido de recuperação judicial. O pedido de recuperação judicial é o primeiro entre as concessionárias que administram aeroportos no país. A solicitação engloba as controladas Aeroportos Brasil, Aeroportos Brasil Viracopos e Viracopos Estacionamentos. Contudo, não é certo que Viracopos será relicitada. Segundo Dyogo Oliveira, o governo quer buscar uma “solução de mercado” para o aeroporto.

“Quanto a Viracopos, em particular, nosso esforço será no sentido de ter uma solução de mercado. O trabalho vai ser no sentido de encontrar uma solução de mercado para essa empresa e preservar os recursos da União e do banco que foram emprestados para a concessão”, disse o presidente do BNDES. Segundo ele, quatro empresas já mostraram interesse em assumir o aeroporto.

Edição: Maria Claudia

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212