Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Aug de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Guia vai ajudar gestor na elaboração de projetos de mobilidade urbana - Jornal Brasil em Folhas
Guia vai ajudar gestor na elaboração de projetos de mobilidade urbana


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou hoje (16), no Rio de Janeiro, o Guia TPC: orientações para seleção da tecnologia e implementação de projetos de transporte público coletivo, que visa a ajudar gestores públicos na elaboração de projetos na área. O guia é resultado de uma parceria inédita do BNDES com o Ministério das Cidades e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW).

Segundo o diretor de Governo e Infraestrutura do BNDES, Marcos Ferrari, o guia vai orientar os gestores públicos a identificar o tipo de transporte coletivo mais adequado para sua cidade e a elaboração dos projetos para financiamento.

“O guia veio dar um suporte às cidades para que possam elaborar seus termos de referência quando forem fazer uma contratação desse tipo de obra”, disse Ferrari.

Uma das metas do presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, é que a instituição tenha capacidade de estruturar projetos viáveis para serem apoiados pelo próprio banco ou outro agente financiador. Para isso, foi criada uma superintendência focada em projetos, que poderá contar com apoio do KFW.

O secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Junior, ressaltou que o guia vem preencher uma lacuna: uma vez que estados e municípios têm dificuldades na produção de bons projetos. Segundo ele, nos últimos dez anos, apenas 15% dos recursos destinados para financiamento de obras de mobilidade urbana foram aplicados. O principal motivo do baixo percentual é a falta de projetos estruturados.

Morais Junior lembrou que três anos depois da implantação do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, em 2012, menos de 10% das cidades cumpriram o cronograma e apresentaram planos. Os municípios alegam que não há disponibilidade financeira para alavancar esses planos.

O ministério prevê lançar até junho um sistema simplificado que vai permitir a cidades com até 100 mil habitantes elaborar os planos por meio da ferramenta e as cidades com mais de 100 mil habitantes terão financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Com essas medidas, a ideia é que até abril de 2019, fim do prazo, os municípios apresentem os planos.

Sustentabilidade

A ministra conselheira da Embaixada da Alemanha no Brasil, Annette Windmeisser, informou que na próxima semana, em São Paulo, o Itamaraty e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha organizarão seminário sobre mobilidade urbana. “As cidades precisam das vozes dos cidadãos e cidadãs”, disse.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói e representante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Renato da Gama Barandier Jr., destacou a importância da qualificação dos gestores para lidar com todos os meios de locomoção existentes nas cidades, desde o transporte coletivo aos aplicativos de transporte individual. “Sem bons projetos, não temos acesso aos recursos que vão implantar e oferecer transporte de qualidade para a nossa população”.

Edição: Carolina Pimentel

 

Últimas Notícias

Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado
Trabalhadores de todas as idades já podem sacar cotas do Pis/Pasep
Estimativa do mercado financeiro para inflação sobe para 4,15%
Maduro diz que aceita colaboração do FBI, mas impõe condições
Disputa entre EUA e Turquia afeta as bolsas asiáticas
Secretário dos EUA discute com brasileiros defesa na América do Sul
Programa Um Olhar sobre o Mundo entrevista o fotógrafo Paulo Vitale
Após explosão em Ipatinga, sindicato quer mais segurança

MAIS NOTICIAS

 

Trabalhadores de todas as idades já podem sacar cotas do Pis/Pasep
 
 
Após explosão em Ipatinga, sindicato quer mais segurança
 
 
Jungmann: PF está à disposição para investigar caso Marielle
 
 
Decreto sobre relicitação de concessões deve sair nos próximos dias
 
 
Luiz Fux preside última sessão como ministro do TSE
 
 
Com registro de Amoêdo, já são seis candidatos oficializados no TSE

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212