Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Primeira reunião de cúpula Mercosul–Aliança do Pacífico será em julho - Jornal Brasil em Folhas
Primeira reunião de cúpula Mercosul–Aliança do Pacífico será em julho


A primeira reunião de cúpula entre os líderes de países integrantes do Mercosul e da Aliança do Pacífico será no México, deve ocorrer no final de julho. Fazem parte da Aliança do Pacífico o Chile, a Colômbia, o México e Peru. Já o Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. “Temos expetativa de que se realize uma reunião de cúpula da Aliança do Pacífico com o Mercosul no dia 24 de julho no México”, antecipou o subsecretário-geral da América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, em coletiva nesta quinta-feira (14).

De acordo com o embaixador, a expectativa é de que o encontro será uma oportunidade relevante para que os blocos avancem no sentido de consolidar acordos, bem como para se identificar novas oportunidades de negócios. “A realização de uma cúpula daria sinalização política importante da disposição dos principais países da região de continuarem avançando para consolidar os acordos e para a identificação de oportunidades”, disse.
Reunião ordinária

Mesquita a coletiva de imprensa para falar da 52ª reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum e Cúpula dos Presidentes dos Estados Parte do Mercosul e Estados Associados. O encontro começa no próximo domingo (17) em Assunção, no Paraguai, e termina na segunda-feira (18). Ele também falou sobre os encontros preparatórios envolvendo ministros e autoridades da área econômica dos países integrantes do bloco.

“Esperamos ter como resultados concretos nessa reunião a adoção de um programa de trabalho para agenda digital do Mercosul, que vai tratar de comércio eletrônico, segurança das comunicações e de dados”, informou o diplomata brasileiro.

Segundo ele também deverão ser debatidos temas como elaboração de leis que ajudem os países a se adaptarem à nova realidade da economia digital, de forma a criar sistemas que garantam a validade, por exemplo, de documentos assinados eletronicamente, bem como formas para que eles se relacione, com protocolos e regulamentos de outros países. “Continuamos trabalhando na facilitação de comércio, que é o carro-chefe das negociações”, disse Mesquita.
Mercosul-União Europeia

O embaixador disse estar também com “perspectiva real” de acordo com a União Europeia, e que foram iniciadas, nesse semestre, negociações com Canadá e Coreia do Sul. Além disso, acrescentou, continuam em curso negociação com Efta, uma associação de livre comércio integrada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Edição: Denise Griesinger

 

Últimas Notícias

Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212