Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Kassab inaugura espaço com microscópio único na América Latina - Jornal Brasil em Folhas
Kassab inaugura espaço com microscópio único na América Latina


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, inaugurou hoje (26) um prédio no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), dentro do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), na cidade de Campinas, interior do estado. Nele, serão realizadas pesquisas de bionanotecnologia, utilizando microscópio único em toda a América Latina.

“Esse laboratório de nanotecnologia será um dos mais avançados no mundo. Ele terá condições de contribuir para o desenvolvimento de diversos setores da nossa economia, da nossa pesquisa”, declarou o ministro. “Cada vez que venho a Campinas, me sinto mais brasileiro e acredito mais no Brasil”, disse Kassab.

O LNNano existe há sete anos e conta com seis microscópios eletrônicos em funcionamento – o prédio novo foi construído para abrigar três novos aparelhos de criomicroscopia. Na unidade, trabalham 13 pesquisadores, mas o espaço é aberto também para a comunidade científica externa. Em 2017, o local foi usado por 700 pesquisadores externos, além de empresas. O investimento total do ministério é de R$ 60 milhões ao longo de cinco anos.

No ano passado, foram dedicadas 14 mil horas para pesquisas de usuários externos, 10 mil horas para pesquisas de usuários internos e 9 mil horas para estudos do setor produtivo. São mais de mil metros quadrados de área construída. O prédio é feito com proteções térmica, magnética e mecânica. “O edifício não pode vibrar de jeito nenhum. É um prédio dentro do outro, praticamente. Tem uma fundação especial para o microscópio fazer medidas de dimensão atômica”, disse Adarlberto Fazzio, diretor do laboratório.

Fazzio explicou que o prédio ainda espera receber um dos microscópios, com chegada prevista para agosto deste ano, que terá grande importância para a área de biologia. “Como as pessoas estudam o DNA? Elas congelam e tentam ver. Quando você congela, forma uma estrutura cristalina e não dá para ver. Esse microscópio tem um truque, a proteína vai congelar a parte de estrutura biológica com a melhor resolução que existe no mundo, quase da dimensão de um átomo”, disse.

Sirius

O ministro visitou também as obras do projeto Sirius, maior infraestrutura de pesquisa científica do Brasil, no mesmo centro. Kassab informou que o ministério vem alocando recursos para garantir a continuidade das obras. “Estamos muito confiantes de que o cronograma não será alterado, e as verbas continuarão chegando na medida das suas necessidades”. A primeira volta dos elétrons, prevista inicialmente para agosto deste ano, segundo o ministro, deve ocorrer ainda este ano, mas não há data definida.

Edição: Graça Adjuto

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio promove caminhonetadas em várias regiões de Aparecida
Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Brincar com os quatro elementos da natureza ajuda a criança a se desenvolver melhor
Meninas que praticam esportes, cuidado com a alimentação!
Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto
Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz
BNDES: empréstimos para Cuba e Venezuela não deveriam ter sido feitos
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212