Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Resgate de jovens em caverna na Tailândia vai obrigá-los a mergulhar - Jornal Brasil em Folhas
Resgate de jovens em caverna na Tailândia vai obrigá-los a mergulhar


Os 12 adolescentes com idades entre 11 e 16 anos e o técnico de um time de futebol, de 26 anos, que estão presos em uma caverna no norte da Tailândia há 11 dias, começaram a ter aulas de natação e mergulho. De acordo com as equipes de resgates, essas habilidades são necessárias para que eles consigam sair com segurança do local. Dez soldados supervisionam o grupo e um médico acompanha as atividades.

Mergulhar é a única saída. É preciso tentar antes da chegada das chuvas, depois será mais complicado, disse o alemão Torsten Lechler, assessor técnico nas operações.Temos 13 pessoas frágeis que têm que nadar, escalar, mergulhar e voltar a caminhar. Todos estão bem de saúde, mas necessitam de dias para recuperar as forças, acrescentou o especialista.

Uma das soluções propostas pelo assessor é utilizar máscaras de mergulho especiais, que cobrem todo o rosto e permitem a comunicação direta debaixo da água. Falar em seu idioma com os membros de resgate dará confiança, ensinou o alemão.

Depois de tantos dias isolados, os adolescentes e o técnicos receberam alimentos (energéticos) e agasalhos térmicos. Um vídeo divulgado pela Marinha tailandesa mostra os meninos dentro da caverna, magros e agasalhados com cobertores térmicos, mas sorrindo e conversando.

A condição de saúde da maioria é boa, disse o porta-voz do governo da Tailândia, Weerachon Sukondhpatipak. [Eles] estão cansados e necessitam de um tempo para se recompor. Além disso, alguns não sabem nadar e é preciso ensiná-los como mergulhar. Devemos fazer todo o possível para tirá-los de lá.

As equipes de resgate instalaram um acampamento provisório em uma cavidade, a 1,5 quilômetros de onde estão os meninos, para transferir pouco a pouco o material de resgate.

Esperança

Hoje (4), a falta de chuva deu esperança para que o resgate ocorra de forma mais rápida. A dificuldade é que a caverna está no parque natural Tham Luang-Khun Nam Nang Par, na nortista província de Chiang Mai, região inundada e bastante úmida.

Para resgatar os presos, há um trabalho contínuo de 20 bombas de extração de água que drenam 10 mil litros por hora das passagens inundadas. É preciso levar em consideração muitos fatores, entre eles os físicos e os psicológicos, na hora de planejar a missão, disse a capitã Jessica Tait, porta-voz dos militares dos Estados Unidos.

Durante o mergulho [os adolescentes e o técnico] vão enfrentar vários desafios como, manter a calma, a nula visibilidade, correntes e as frias temperaturas das águas, afirmou Lechler, mergulhador com 40 anos de experiência e radicado em Phuket.

Felicidade

As famílias dos adolescentes estão felizes e esperançosas de abraçá-los em breve, segundo o porta-voz do governo. Nesta quarta-feira, equipes de saúde fizeram exercícios práticos de evacuação de emergência das vítimas, como se as vítimas fossem transferidas ao hospital em quatro helicópteros militares apostados nas proximidades da caverna.

O grupo foi localizado há dois dias a 4 quilômetros dentro da caverna e após nove dias de intensas buscas. Mais de 1,3 mil pessoas participaram da operação.

Segundo a versão oficial, os 13 visitavam as galerias no sábado após um treino de futebol quando uma súbita tempestade começou a inundar a cavidade e bloqueou a saída.

Edição: Sabrina Craide

 

Últimas Notícias

Inep divulga resultado do Enem
Frédéric Lamotte é o novo diretor geral da CA Indosuez Wealth (Miami) e responsável Global da região das Américas
A ACIRLAG chega para impulsionar o setor econômico da região Leste de Aparecida
Contas públicas devem ficar negativas em R$ 102,385 bilhões
China e commodities lideram aumento das exportações brasileiras
Procuradora aposentada condenada por torturar criança é presa no Rio
Operação prende 204 pessoas e autua 81 motoristas alcoolizados em SP
Inadimplência no país cresce 4,41% em 2018

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212