Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Na CPLP, Brasil concentra esforços no desenvolvimento sustentável - Jornal Brasil em Folhas
Na CPLP, Brasil concentra esforços no desenvolvimento sustentável


Em quase dois anos na presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Brasil promoveu uma série de debates e esforços baseados em A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O fechamento dos trabalhos ocorrerá hoje (17) e amanhã (18), em Cabo Verde.

O presidente Michel Temer e um grupo de ministros participam da 12ª Conferência de chefes de Estado e de governo da CPLP, na Ilha do Sol (Cabo Verde).

Criada em 1996, a CPLP é integrada por nove países: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Além dos países-membros, também há países associados que não têm o português como língua principal, mas mantêm assento no fórum para discutir os projetos de desenvolvimento e cooperação. São países associados Mauricio, Senegal, Geórgia, Japão, Namíbia, Turquia, Eslováquia, Hungria, República Tcheca e Uruguai e outros nove serão aprovados.
Ações

Em um ano e oito meses, foram assinados três acordos a operacionalização da Nova Visão Estratégica, a resolução sobre o reforço da cooperação entre a CPLP e os observadores associados e o Plano de Ação de Díli, voltado à difusão estratégica da língua portuguesa.

O Ministério da Educação organizou uma série de eventos em nível técnico, sobre os temas da educação profissional, alimentação escolar, educação de jovens e adultos e ensino de língua portuguesa.

No Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, técnicos dos países da CPLP fizeram a oficina Ciência e tecnologia aplicada às ações de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.
Reuniões

De novembro de 2016 a julho deste ano, à frente da comunidade, 13 reuniões ministeriais no Brasil, além de encontros de técnicos e autoridades nas áreas de saúde, educação, cultura, governo digital e meio ambiente.

A primeira reunião ministerial foi em maio de 2017, quando houve encontro dos ministros da Cultura da CPLP, em Salvador. Depois, em junho, em Brasília, ocorreu a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e a Conferência de ministros da Justiça.

No ano passado houve, em Brasília, a 9ª Reunião dos ministros do Turismo, em seguida a 4ª Reunião de ministros da Saúde e 5ª Reunião de ministras da Igualdade de Gênero, em outubro. Em novembro, foi realizada 2ª Reunião de ministros de Energia, em Foz do Iguaçu (PR).

Em março de 2018, foi realizada a 3ª Reunião dos Ministros do Comércio, em Brasília, depois a 10ª Reunião dos ministros da Educação, em Salvador, e 7ª Reunião dos ministros do Ambiente e autoridades responsáveis pela Água nos Países da CPLP, em Brasília.

No mês passado, os ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior se reuniram em Brasília e no próximo dia 20 ocorrerá a 22ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros.

Edição: Valéria Aguiar

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212