Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Abertura de propostas para leilão da Cepisa será nesta quinta-feira - Jornal Brasil em Folhas
Abertura de propostas para leilão da Cepisa será nesta quinta-feira


Terminou às 14h desta segunda-feira (23) o prazo para que os interessados no leilão de privatização da Companhia Energética do Piauí (Cepisa) apresentem suas propostas. O prazo inicial para entrega das propostas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) era das 9h até as 12h de hoje, mas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo leilão, deu mais duas horas para que as empresas entregassem propostas econômicas e documentos de habilitação.

A abertura das propostas e o leilão de venda da distribuidora de energia da Eletrobras no Piauí estão marcados para a próxima quinta-feira (26).

O BNDES justificou a prorrogação com o argumento de favorecer os princípios da ampla competitividade e da obtenção da proposta mais vantajosa, em razão de atrasos de voos no Aeroporto Santos Dumont. no Rio de Janeiro.

Das seis distribuidoras da Eletrobras, a Cepisa seá a primeira privatizada. Na última quarta-feira (18), o BNDES havia confirmado o leilão da distribuidora para o dia 26, após o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador André Fontes, ter suspendido a liminar que impedia o leilão das seis subsidiárias da Eletrobras.

Na ocasião, o banco também informou que o leilão da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), da Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), da Boa Vista Energia (Roraima) e da Amazonas Distribuidora de Energia (Amazonas Energia) será dia 30 de agosto.

O leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) continua suspenso devido a uma decisão judicial. A decisão foi tomada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ação movida pelo governo de Alagoas.

A decisão pelo adiamento do leilão das outras distribuidoras foi tomada em razão do calendário do Senado. Aprovada na Câmara dos Deputados no início de julho, a medida provisória que autoriza a privatização das distribuidoras ainda aguarda apreciação dos senadores.

Na última quinta-feira (19), o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Félix, disse que o governo trabalha para encerrar o processo de privatização das distribuidoras até o fim do próximo mês, a fim de evitar uma eventual liquidação das distribuidoras.

De acordo com Félix, a alteração no calendário visa garantir, “dentro do que for possível”, o processo de privatização, com e uma “solução sustentável”. O secretário destacou que alguns dos cenários trabalhados são desesperadores e que o que se busca é um cenário de pacificação, de resolver da melhor forma possível”.

Assembleia

A Eletrobras convocou para o dia 30 deste mês uma assembleia de acionistas que irá deliberar sobre a prorrogação, até o fim do ano, do prazo máximo para privatização das distribuidoras de energia. O prazo aprovado originalmente vence no fim deste mês.

Há ainda a possibilidade de os acionistas decidirem pela liquidação e dissolução das empresas. “A liquidação potencial, a partir de agosto, está sendo desarmada. “As demais [distribuidoras] a gente tem expectativa de que o Senado aprecie isso ao longo do mês de agosto para poder ter um leilão bem-sucedido”, disse Félix. “No caso da assembleia, o nosso entendimento é de que os acionistas vão ter os elementos para tomar a decisão mais adequada”, acrescentou Félix.

Edição: Nádia Franco

 

Últimas Notícias

Governo mantém estimativa de crescimento econômico em 1,6% para 2018
Governo libera R$ 4,12 bilhões para ministérios
Expectativa para Assembleia Geral da ONU é de momentos de divergência
Ministério amplia medidas para barrar ingresso da peste suína africana
Brasil e Chile assinam acordo para comércio de orgânicos
Onda de calor mata pelo menos 1,5 mil na França
Brasil vai patrocinar, na ONU, evento preparatório sobre imigração
Venezuela ampliará fornecimento de energia a Roraima

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212