Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Temer destaca papel do Brics na quarta revolução industrial - Jornal Brasil em Folhas
Temer destaca papel do Brics na quarta revolução industrial


Em discurso na abertura da 10ª Cúpula do Brics, o presidente Michel Temer declarou hoje (26) que o maior objetivo do bloco deve ser compartilhar desenvolvimento. Para Temer, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul tem papel de destaque no novo cenário imposto pela chamada quarta revolução industrial.

Em sua fala, Temer destacou o tema da quarta revolução industrial como relevante para a agenda comum dos países do bloco. O presidente ressaltou que o Brics tem peso nos fluxos globais de comércio e de capitais e “é um espaço privilegiado” para análise nesse novo cenário.

“Todos conhecemos a lógica que permeia essa nova revolução. A informação, o conhecimento e a dimensão digital passaram a constituir, definitivamente, o cerne da atividade econômica”, disse Temer em Joanesburgo nesta quinta-feira (26).

O presidente também sinalizou que o protecionismo não condiz com o cenário de desenvolvimento de novas tecnologias. ‘Hoje, a regra geral é esta: só somos competitivos quando somos abertos. Abertos a insumos mais sofisticados, a tecnologias mais avançadas, a ideias mais arejadas. Abertos, enfim, a mais investimentos e a mais comércio”

O presidente enfatizou que o setor produtivo está sendo reformulado e as transformações alteram as relações econômicas internacionais e a rotina dos profissionais. Temer destacou que neste processo de mudanças é fundamental investir em educação e na qualificação técnica e acadêmica dos recursos humanos.

“Profissionais, empreendedores, pesquisadores, estudantes, formuladores de políticas públicas – todos temos que estar preparados para um mundo mais veloz e mais flexível. Um mundo no qual o ativo maior de um país é a capacidade de seus cidadãos de assimilar conhecimentos e articulá-los de forma pertinente, ágil e criativa. Com a quarta revolução industrial, é essa capacidade que traz vantagens competitivas em ciência, tecnologia, inovação, declarou Temer.

O presidente também destacou a necessidade de maior integração entre os blocos econômicos e citou como exemplo as negociações entre o Brasil e países da Ásia, da América do Norte, o Mercosul, a Aliança do Pacífico e União Europeia.

“Nunca estivemos tão perto de concluir o acordo Mercosul-União Europeia. Buscamos maior abertura e, com ela, a constante modernização de nossa economia”, disse.

Temer disse que a disseminação da tecnologia digital é uma das respostas aos desafios da quarta revolução industrial e destacou que no Brasil as micro e pequenas empresa tem peso de quase 30% do Produto Interno Bruto (PIb) brasileiro, e que o ambiente para as startups “floresce no Brasil”. “Apenas este ano, vimos surgir três empresas desse tipo que já valem mais de 1 bilhão de dólares”, reiterou.

O presidente participa da 10ª Cúpula dos Brics desde ontem, em Joanesburgo, na África do Sul. O presidente teve reuniões bilaterais com outros chefes de estado do bloco, como a China. Amanhã está previsto encontro de Temer com líderes de países do Continente Africano.

Edição: Valéria Aguiar

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212