Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Exposição em SP celebra centenário de nascimento de Athos Bulcão - Jornal Brasil em Folhas
Exposição em SP celebra centenário de nascimento de Athos Bulcão


Os traços do artista Athos Bulcão na azulejaria, nos desenhos, na pintura, nas fotomontagens, nos cenários e figurinos, além da estreita relação que ele estabeleceu entre arquitetura e arte estão em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil a partir de hoje (1º). A mostra 100 Anos de Athos Bulcão, que vai até 15 de outubro, comemora o centenário de nascimento do artista e propõe um profundo mapeamento e imersão na diversidade de seus trabalhos e suas técnicas.

Exposição 100 Anos de Athos Bulcão comemora o centenário de nascimento do artista e propõe um profundo mapeamento e imersão na diversidade de seus trabalhos e técnicas, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo.

O visitante terá a possibilidade de conhecer o processo de produção do artista, com a exibição de mais de 300 trabalhos, alguns inéditos, realizados entre os anos 1940 e 2005. Obras de artistas mais jovens que direta ou indiretamente foram influenciados por Athos também estarão na exposição. De São Paulo, a mostra fará sua última escala no CCBB do Rio de Janeiro, em outubro.

Dividida em núcleos, a exposição vai além da arte da azulejaria e destaca também a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950, antes da construção de Brasília. “A série dos carnavais e sua relação com a pintura sacra é extraordinária”, disse Marília Panitz, responsável pela curadoria, ao lado de André Severo. Ela destacou que Athos Bulcão utilizou uma mesma estrutura composicional para trabalhos sacros e profanos e citou como exemplo a obra A Vida de Nossa Senhora, que está na Catedral do Distrito Federal.

100 Anos de Athos Bulcão busca contextualizar a trajetória do artista, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, do aprendizado sobre utilização das cores, quando foi assistente de Portinari, até as parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima.

A exposição conta ainda com os croquis que Athos Bulcão fez para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, os figurinos das óperas Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, paramentos litúrgicos modernistas, um grande acervo de seu trabalho gráfico e os lenços que desenhou quando estava em Paris.

No estado de São Paulo, estão expostos dois trabalhos importantes do artista: um de seus mais notáveis painéis de azulejos no Memorial da América Latina, na capital; e o relevo em madeira pintada no foyer do Teatro de Araras, cidade de Araras.

Outro aspecto relevante da exposição, segundo a organização da mostra, é a interatividade “desenvolvida a partir do caráter urbano e democrático da obra pública de Athos Bulcão inserida nas cidades”. O público será convidado a interagir e apropriar-se de projetos do artista por meio de um aplicativo criado especialmente para a mostra.

Edição: Denise Griesinger

 

Últimas Notícias

Receita paga hoje as restituições do último lote do IRPF 2018
Mercado mantém estimativa de inflação em 3,71% este ano
BC anuncia que atividade econômica cresce 0,02% em outubro
Embraer e Boeing aprovam termos para fusão
Leilão da Ceal é adiado para o dia 28 de dezembro
Tesouro quitou no ano R$ 4,19 bi de estados e municípios inadimplentes
Paulo Guedes diz que pretende cortar até 50% das verbas do Sistema S
Com intervenção do BC, dólar começa semana em queda

MAIS NOTICIAS

 

Paulo Guedes diz que pretende cortar até 50% das verbas do Sistema S
 
 
Documentos de Ghosn são recolhidos de apartamento em Copacabana
 
 
COP24: países definem regras para implementar Acordo de Paris
 
 
Crise na Nicarágua se agrava, diz Comissão de Direitos Humanos da OEA
 
 
Regulamentação do mercado de carbono será decidida somente na COP 25
 
 
Coreia do Norte adverte EUA que sanções podem impedir desnuclearização

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212