Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


12 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Ruy Ohtake é o entrevistado de Roseann Kennedy nesta segunda-feira - Jornal Brasil em Folhas
Ruy Ohtake é o entrevistado de Roseann Kennedy nesta segunda-feira


Considerado um dos gigantes da arquitetura brasileira, com mais de 300 obras realizadas no Brasil e no exterior, o paulistano Ruy Othake usa sua arte para resolver problemas urbanos e sociais. De sorriso gentil e incansável, no auge de seus 80 anos, o arquiteto e urbanista é o entrevistado desta segunda-feira (6) no programa Conversa com Roseann Kennedy, que vai ao ar às 21h15, na TV Brasil.

Ruy Ohtake aposta em cidades mais democráticas e coloridas, com espaços de convivência e menos desigualdade, defende o papel social da arquitetura e é enfático ao criticar a falta de políticas para moradia no país. “O Brasil poderia dar condições melhores de projetos de habitação, principalmente para comunidades mais carentes”. Para ele, a arquitetura tem a função de dar dignidade de moradia para todo mundo, seja em comunidades mais carentes, seja em bairros mais sofisticados. Essa dignidade é um direito à vida que todos nós temos que ter. ”

Ele usa a arquitetura para transformar realidades, principalmente de populações mais carentes, assinando projetos variados, que vão de embaixadas e hotéis, a escolas, cinemas, espaços de convivência e obras públicas de cunho social. Exemplo disso é o complexo de oito prédios de apartamentos populares em forma cilíndrica, conhecidos como “redondinhos”, entregues em Heliópolis, bairro com uma favela de mesmo nome, localizado na zona sul da cidade de São Paulo. São construções que resgatam a dignidade de uma das comunidades mais carentes da capital paulista.

Para Ruy, a arquitetura é uma manifestação ideológica: “É quase uma ideologia de vida. O mesmo direito que qualquer cidadão tem em relação à educação e saúde, tem também em relação à habitação.”

O arquiteto recebeu a equipe do programa em seu escritório em São Paulo e conversou sobre seus projetos, suas influências e vida pessoal. Filho da artista plástica Tomie Ohtake, ele diz que sempre conviveu com a arte dentro de casa e recebeu influência positiva da mãe, ao vê-la pintando quadros todos os dias. “Uma coisa que eu aprendi com ela foi a intuição. Todo mundo tem intuição, e eu aprendi que tinha que desenvolver essa intuição e não ter medo de errar.”

Quando fala de suas inspirações e de sua capacidade criativa, ele diz que o que mais o emociona são “as coisas bonitas, as coisas inesperadas e as coisas inusitadas”. E explica: “Por exemplo, a linha reta é uma linha previsível. A linha ondulada é a fantasia. É da fantasia que eu gosto.”

Para o arquiteto, o rompimento é fundamental na arte: “Quem tem medo de polêmica nunca vai ser de vanguarda, porque, à medida que se avança com uma coisa nova, criam-se algumas polêmicas. Então, é preciso confiar na própria intuição.”

Edição: Nádia Franco

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio entrega título de Cidadã Goiana a cantora Joelma
Fundo Nacional do Idoso é aprovado na Câmara
Aval do TCU é suficiente para cessão onerosa, dizem técnicos da Corte
Acordo possibilitará investimentos privados em segurança pública
Vazamento de óleo afetará reprodução da fauna em mangue, diz ONG
Temer e Bolsonaro lamentam tragédia em Campinas
Jungmann coloca PF à disposição para apuração de caso de Campinas
Ministro da Cultura inicia comemorações aos 200 anos da independência

MAIS NOTICIAS

 

Novo crediário para cartão é estudado para 2019, diz Febraban
 
 
Demanda por bens industriais cresce 0,3% em outubro
 
 
Diálogo Brasil debate projeto Escola sem Partido
 
 
Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social
 
 
Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus
 
 
ONG homenageia policiais militares mortos no estado do Rio

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212