Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Novas escolas serão inauguradas no Entorno do DF - Jornal Brasil em Folhas
Novas escolas serão inauguradas no Entorno do DF


A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, informou na tarde desta terça-feira, dia 22, a inauguração de pelo menos oito escolas no Entorno do Distrito Federal até o fim do primeiro semestre deste ano. A novidade foi anunciada durante bate-papo com internautas, que contou com a participação de dois alunos da rede pública: uma aprovada no vestibular da Universidade de Brasília (UnB) e outro que acabou de ingressar no Ensino Médio.

Essa foi a terceira edição do hangout #AEducaçãoEsclarece. Durante 25 minutos, Raquel conversou com os alunos sobre a trajetória deles em escolas públicas, expôs estatísticas dos aprovados nos últimos vestibulares e ainda falou da reformulação pela qual passará o Ensino Médio no País, com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ronald Gabriel e Heloísa Azevedo, de Luziânia, foram os convidados que dividiram espaço com a secretária durante o bate-papo. A jovem, aprovada em Química na UnB, estudou toda a sua vida na rede pública de ensino. “Minha escola era em tempo integral, eu ficava o dia inteiro estudando. Dão uma base muito boa para a nossa preparação”, elogiou.

Raquel parabenizou Heloísa pelo ingresso na universidade e destacou os números da Seduce em 2015. De acordo com ela, dos 47 mil alunos concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino, 22 mil foram aprovados no vestibular. “Cerca de 43% de aprovados é um índice muito bom, estamos orgulhosos do nosso sistema, estamos avançando. A Heloísa faz parte dos 5% que conseguiram vaga em universidades públicas”, disse a secretária.

Já Robert afirmou estar confiante com os estudos. Ele sonha em cursar História e disse que a escola onde estuda oferece suporte. “Conto com ajuda dos professores, aulas mais diversificadas e voltadas para o aprendizado. Mas também queria que fizessem aulas que prendessem mais a atenção do aluno”, sugeriu.

A titular da pasta considerou pertinente a sugestão de Robert, fazendo questão de anotar. Ela comentou que a educação brasileira está passando por profundas mudanças. “Goiás tem sido o Estado mais atuante na contribuição para a BNCC. Brasil é o único lugar no mundo onde o aluno precisa fazer 15 disciplinas obrigatórias. Estamos lutando por um Ensino Médio mais flexível”.

Infraestrutura
A secretária também respondeu a perguntas enviadas pelas redes sociais com a hashtag #AEducaçãoEsclarece. Um dos questionamentos fala sobre a cobertura de quadras esportivas na região do Entorno.

“Teremos boas novidades sobre as quadras e construções. Quando assumi, ano passado, tinham várias construções emperradas, agora está quase tudo praticamente regularizado. Vamos fazer licitação de 30 novas quadras cobertas (no Entorno) e até junho devemos inaugurar oito escolas. Apesar das dificuldades financeiras, estamos trabalhando muito e acho que 2016 será um ano de muito avanço na infraestrutura”, respondeu.

Professores
Raquel tornou a ser questionada sobre a situação dos professores com a implantação da gestão compartilhada com as Organizações Sociais. Comentou que a Seduce a escola ganhará com a nova forma de contratação de professores, por meio da CLT. “Concurso vai acontecer em algum momento, mas enquanto isso vamos criar um regime celetista melhor do que existe hoje, que são os contratos temporários. Podemos construir uma boa carreira celetista”, garantiu.

O hangout é promovido de 15 em 15 dias e sempre tem como tema principal a Educação. Esta foi a terceira edição do programa, que é transmitido ao vivo pela internet. Assista a íntegra: www.youtube.com/watch?v=P7lPa1gEcgQ

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212