Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Eleições nos EUA têm recorde de candidatas na disputa - Jornal Brasil em Folhas
Eleições nos EUA têm recorde de candidatas na disputa


Os Estados Unidos registraram um número recorde de mulheres candidatas ao Congresso e aos governos estaduais. Pelo menos 11 mulheres estão confirmadas para a disputa aos governos estaduais. A quantidade pode ser ainda maior, pois existem 16 mulheres disputando primárias em convenções estaduais.

O recorde anterior foi em 1994, quando 10 mulheres disputaram as eleições estaduais dos Estados Unidos. Já está confirmado também o número de indicadas para 185 cargos na Câmara de Representantes (equivalente à Câmara de Deputados), superando o resultado de 2016, que teve 167 mulheres candidatas.

O levantamento é do Centro de Mulheres Americanas na Política da Universidade de Rutgers (em inglês, Center for American Women and Politics at Rutgers University).

As aspirantes aos cargos legislativos podem ainda aumentar, porque segundo o levantamento da universidade, ainda há 94 pré-candidatas nas primárias desta semana. As primárias em quatro estados confirmaram o recorde de candidaturas femininas.

Perfis

Já foram escolhidas as democratas Gretchen Whitmer e Laura Kelly que venceram, respectivamente, as disputas nos estados de Michigan e Kansas. As primárias do Missouri e de Washington também confirmaram mulheres para a disputa.

O perfil das candidatas também é diverso. No Kansas, a atleta de artes marciais Sharice Davids, 38 anos, pode ser a primeira mulher nativa americana eleita para o Congresso.

Rashida Tlaib deve se tornar a primeira mulher muçulmana eleita para o Congresso dos Estados Unidos. Deputada experiente, ela venceu as eleições primárias pelo Partido Democrata no estado do Michigan.

Na Geórgia, a candidata afro-americana Stacey Abrams, 44 anos, também fez história ao ser escolhida a primeira mulher a disputar as eleições pelos democratas no estado – que desde 2003 elege apenas democratas para o governo.

Para analistas políticos, o maior engajamento de mulheres nas eleições deste ano está relacionado à vitória de Donald Trump em 2016. O chamado efeito anti-Trump e a derrota da candidata democrata Hillary Clinton acabaram motivando mulheres a se engajar na disputa deste ano.

A Universidade de Rutgers acrescenta que há uma associação direta entre o número elevado de eleitoras mulheres e candidaturas femininas.
Diferenças

O partido Democrata ultrapassou o recorde de indicação de mulheres para a Câmara. Até agora 143 representantes do partido foram indicadas candidatas, mais que o triplo de republicanas, que tem 42 mulheres registradas até o momento.

A porcentagem de democratas na Câmara de Representantes vem aumentando desde a década de 1960, após uma queda 4% no início da década, para cerca de 32% em 2018. Por outro lado, a participação de mulheres republicanas vem sendo mais lenta, segundo a análise do centro.

Edição: Juliana Andrade

 

Últimas Notícias

Chega a 73 o número de mortos em explosão no México; feridos somam 74
Forte terremoto de magnitude 6,7 atinge o Chile
Mais de 150 imigrantes se afogam no Mar Mediterrâneo
Brasil e Europa vão ser interligados por novo cabo submarino
Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas
Ghosn está disposto a aceitar qualquer condição para obter fiança
Bombeiros buscam pessoa desaparecida depois de tromba dágua no Rio
Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212