Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Aloysio Nunes defende participação do Brasil na Unasul - Jornal Brasil em Folhas
Aloysio Nunes defende participação do Brasil na Unasul


Em visita a La Paz, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, defendeu hoje (21) a manutenção do bloco União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que reúne 12 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) e que vive um momento de divisões internas.

Para o ministro, é necessário superar as divergências políticas e tratá-las em outros âmbitos. O Brasil se empenha para a manutenção desse sistema de integração. Nós somos apegados à existência da Unasul, afirmou Aloysio Nunes. [É necessário] afastar as divergências ideológicas, que têm outros terrenos para expressá-las.

Em abril, os governos do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Chile, do Peru e do Paraguai decidiram suspender a participação na Unasul. Foi uma reação à resistência de um grupo de países (Bolívia, Venezuela e Suriname) em nomear o argentino José Octavio Bordón para o lugar do colombiano Ernesto Samper, que renunciou à secretaria-geral do bloco. O protesto ao nome do argentino foi liderado pela Venezuela e acompanhado pela Bolívia e pelo Suriname.

Nesta terça-feira, na capital boliviana, o episódio não foi mencionado. Aloysio Nunes parabenizou o chanceler da Bolívia, Fernando Huanacuni Mamani, por estar na presidência pro tempore (temporária) da Unasul e prometeu apoio ao bloco. Vamos procurar dialogar de modo a superar os impasses políticos que estão impedindo, travando, seu funcionamento de modo a manter sua organização e dinamizá-la.

Parcerias

Paralelamente, Aloysio Nunes e Fernando Huanacuni definiram uma série de parcerias, como a construção do corredor ferroviário bioceânico, projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, gestão de educação, meio ambiente e recursos hídricos, assim como de segurança nas fronteiras.

O chanceler brasileiro disse que espera para este ano a adesão plena da Bolívia ao Mercosul (bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que está temporariamente suspensa).

Fernando Huanacuni lembrou que Bolívia e Brasil têm uma extensa área fronteira, de aproximadamente 3,4 mil quilômetros. Segundo Huanacuni, ambos os países têm muito em comum, como a presença de profissionais e estudantes. Só na Bolívia há cerca de 22 mil universitários brasileiros, muitos deles estudantes de medicina em instituições locais de ensino.

Em 1867, Brasil e Bolívia firmaram o Tratado de Amizade, Limites, Comércio e Extradição.

Durante a visita a La Paz, Aloysio Nunes foi condecorado com a Ordem Condor de Los Andes, concedida a estrangeiros que prestam serviços ao país, e Fernando Huanacuni com a Ordem do Cruzeiro do Sul, conferida pelo governo brasileiro.

Edição: Nádia Franco

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212