Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Índice de confiança do empresário do comércio paulistano avança 1,4% - Jornal Brasil em Folhas
Índice de confiança do empresário do comércio paulistano avança 1,4%


O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) na capital paulista, apurado todos os meses pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), avançou 1,4% ao passar de 100,4 pontos em agosto , para 101,8 pontos em setembro. A elevação foi a primeira depois de cinco quedas consecutivas. Na comparação com setembro ainda foi registrada queda de 4,2%.

O Icec varia de 0, o que representa pessimismo total, a 200, equivalente a otimismo total.

Segundo a análise, a confiança das empresas com até 50 empregados cresceu 1,4% e atingiu 101,2 pontos, ante os 99,8 pontos do mês de agosto. No caso de empresas com mais de 50 empregados, o aumento foi de 2,7%, passando de 127,3 pontos para 130,7 pontos em setembro.

O indicador é composto por três quesitos, dos quais o único que caiu no mês foi o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), passando de 90,3 pontos, em agosto, para 89,8 pontos (-0,6%) em setembro. Na comparação com setembro do ano passado, houve queda de 0,7%.

O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) cresceu 0,6%, ao registrar 70,8 pontos ante os 70,4 pontos em agosto. Este foi o primeiro crescimento depois de cinco quedas consecutivas. Comparado a setembro do ano passado, o índice caiu 10,6%.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) atingiu 144,8 pontos, o que representa aumento de 3,1% ante os 140,5 pontos do mês de agosto. Na comparação com setembro do ano passado, o Ieec teve retração de 2,9%.

“O momento atual mostra uma melhora tênue da confiança dos empresários, que se reflete na economia e no emprego, mas algo ainda insuficiente para acelerar definitivamente o país. De maneira geral, a percepção das condições atuais e as expectativas com relação à economia, ao setor e à empresa melhoraram na margem. Entretanto, a propensão a investir ainda está em queda, mas há perspectivas moderadas de maior contratação, muito em função da proximidade do Natal”, analisou a assessoria econômica da FecomercioSP.

O Iced é calculado com base em entrevistas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o Icec, que por sua vez pode ser decomposto em subíndices que avaliam as condições presentes, as perspectivas futuras e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Edição: Nádia Franco

 

Últimas Notícias

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos
Bolsa cai e dólar fecha em R$ 3,80
Araújo: dispensa de status especial na OMC nos coloca como país grande
Países sul-americanos devem sair de uma só vez da Unasul, diz ministro
Chanceler descarta emprego das Forças Armadas na Venezuela
Moçambique, Zimbábue e Malauí tentam identificar vítimas de ciclone
Nova Zelândia quer proibir, em abril, venda de armas do tipo militar
Conselho Europeu aceita prorrogar saída do Reino Unido para maio

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212