Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


10 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Safra paulista de café cresce mais de 29% - Jornal Brasil em Folhas
Safra paulista de café cresce mais de 29%


O estado de São Paulo deve fechar o ano com uma produção de 5,8 milhões de sacas de café, o que representa um aumento de 29,6% em relação ao ano passado, de acordo com as estimativas do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “A bebida resultante desta safra está sendo classificada como de alto grau de excelência”, disse o agrônomo Celso Luis Rodrigues Zegro, pesquisador do IEA.

Ele explicou que, normalmente, a cultura cafeeira é alternada entre uma safra de bom rendimento e outra de menos. Neste ano, já se previa melhor desenvolvimento do fruto e o resultado teve ainda a ajuda do clima favorável. “Não choveu durante a colheita e combinado isso com a florada uniforme, adubação e pulverização certa, a maturação dos frutos levou a um bom resultado”.

O pesquisador disse que desde o ano de 2000, uma das principais regiões produtoras, a de Franca, responsável por 44,7% do total do estado, vem retomando, gradativamente, as lavouras cafeeiras, que antes tinham sido substituídas por canaviais ou por áreas de pastagens entre outras culturas. Das 7,5 mil propriedades da região, 4 mil se dedicam ao café, abrangendo uma área plantada de 70 mil hectares. Em média, são produzidas, anualmente, 30 milhões de mudas e 4 milhões de pés têm sido renovado.

Em São Paulo destaca-se ainda a produção da região de São João da Boa Vista, o equivalente a 18,8% do total paulista. Nessa localidade, a média anual costuma ser estável pela característica das fazendas situadas em montanhas onde não são afetadas por mudanças climáticas.

Dados do IEA indicam que São Paulo é o segundo maior produtor do café tipo arábica, atrás de Minas Gerais. Como o Brasil fornece 25% do total da bebida consumida, os cafeicultores paulistas têm expressiva participação no volume exportado. De janeiro a outubro, as vendas externas atingiram US$ 433 milhões.

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), as exportações de café verde, solúvel e torrado e moído de todo o país atingiram 3,74 milhões de sacas em outubro, volume recorde mensal e 29,1% acima de igual período em 2017. O término do último levantamento da safra deve ocorrer no próximo dia 8, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a divulgação está prevista para o próximo dia 18.

A estimativa é de que a produção nacional alcance 59,9 milhões de sacas beneficiadas, com crescimento de 33,2%, dos quais 45,9 milhões de sacas do tipo Arábica e 13,9 milhões de sacas do tipo Conilon.

Edição: Fernando Fraga

 

Últimas Notícias

Petrobras demite funcionários com prisão decretada na Lava Jato
Porto de Santos movimenta 110 milhões de toneladas de carga em 2018
Alimentos da cesta básica estão mais caros em 16 capitais brasileiras
Vendas internas de veículos novos têm melhor resultado desde 2015
BNDES lança programa para atender startups
Mercosul e UE retomam negociação com expectativa de acordo até março
Poupança tem menor captação para meses de novembro em três anos
Toma posse diretoria da nova Agência Reguladora de Mineração

MAIS NOTICIAS

 

Moro reafirma “confiança pessoal” em Onyx
 
 
Após discussão, votação do Escola sem Partido em comissão é suspensa
 
 
Senado aprova projeto que congela distribuição de recursos do FPM
 
 
Crediário e cartão são os maiores responsáveis pela inadimplência
 
 
Balança comercial tem segundo melhor superávit para meses de novembro
 
 
Enel anuncia R$ 3,1 bi em distribuição de energia em São Paulo

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212