Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Ministra dos Transportes belga renuncia por negligência em segurança de aeroporto - Jornal Brasil em Folhas
Ministra dos Transportes belga renuncia por negligência em segurança de aeroporto


Três semanas depois dos atentados em Bruxelas, a ministra dos Transportes belga, Jacqueline Galant, renunciou acusada de ignorar os relatórios que advertiam para sérias deficiências na segurança dos aeroportos da Bélgica.

Sua Majestade o Rei aceitou hoje (sexta-feira) a renúncia de Jacquelin Galant, ministra de Transportes, indicou o palácio real belga em um comunicado.

A ministra estava sob o fogo das críticas três semanas depois dos atentados de 22 de março no aeroporto de Bruxelas e em uma estação de metrô que deixaram 16 mortos, no mesmo dia de um ataque a bomba no metrô da capital belga que deixou outros 16 mortos.

Os relatórios da Comissão Europeia apontavam sérias deficiências na segurança, incluindo a detecção de artefatos explosivos.

O último relatório, de abril de 2015, emitido após uma visita ao aeroporto da Antuérpia, afirmava que a Bélgica seguia sem se adequar às regras e os inspetores registraram sérias deficiências.

Galant negou ter recebido os relatórios críticos da Comissão Europeia. Mas um funcionário de alto escalão de sua administração, Laurent Ledoux, que renunciou na quinta-feira, a contradisse e explicou que havia alertado o gabinete da ministra e havia pedido, em vão, meios adicionais para a segurança dos aeroportos.

Ledoux declarou que a pedido dele foi organizada uma reunião no dia 27 de março de 2015 com o gabinete (da ministra) para discutir os resultados preliminares da auditoria da Comissão e que o relatório da auditoria foi transmitido ao gabinete de Galant em 29 de junho do mesmo ano.

O funcionário também pediu a um especialista independente dois relatórios sobre a segurança nos aeroportos após os atentados de janeiro de 2015 em Paris.

A ameaça de um atentado era no passado hipotética, mas a situação internacional nos impõe considerar com maior atenção esta probabilidade, escreveu o especialista segundo o jornal belga Libre Belgique, que publicou nesta sexta-feira alguns trechos do documento.

Segundo Ledoux, este relatório também foi transmitido ao gabinete de Galant.

Depois que sua renúncia foi confirmada, Galant disse estar consternada com encenação da renúncia de Ledoux. Arrasta em sua cruzada midiática toda uma administração e a afunda na polêmica, disse.

Também o acusou de aproveitar o clima de inquietação atual, marcado pelos terríveis atentados de 22 de março. A confusão orquestrada e teatral destas últimas 48 horas me impedem de continuar, acrescentou.

Até quinta-feira, o primeiro-ministro Charles Michel defendia a atuação de sua ministra. Mas nesta sexta-feira anunciou que retirava seu apoio.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212