Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governador discute agilização de licenciamento ambiental e outorga de recursos hídricos - Jornal Brasil em Folhas
Governador discute agilização de licenciamento ambiental e outorga de recursos hídricos


O governador Marconi Perillo realizou, na tarde de hoje, mais uma agenda de reuniões em secretarias, desta vez na de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), onde, acompanhado pelo secretário, Vilmar Rocha, se reuniu com superintendentes e gerentes da pasta para tratar da agilização dos processos de licenciamento ambiental e da outorga de recursos hídricos. Discutiram, também, o desenvolvimento de projetos macroestruturantes do Estado.

O secretário Vilmar Rocha explicou que uma comissão da Secima averiguou, por meio de estudo detalhado, que determinadas áreas do Estado não necessitam do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), mas somente do Relatório Ambiental Simplificado (RAS). Dessa forma, diversos processos de licenciamento poderão ser agilizados, pois exigirão menor tempo de execução. “Trata-se de áreas que são antropizadas (já sofreram atividades humanas), e que, portanto, apenas o RAS é o suficiente. Esse embasamento técnico nos permitirá baixar uma nova portaria que garantirá o licenciamento sem a necessidade do EIA/RIMA”, explicou.

O governador afirmou que a agilização do licenciamento ambiental e a outorga de recursos hídricos são questões extremamente importantes para o governo estadual, e declarou-se otimista com as soluções que foram apontadas na reunião. “Se conseguirmos fazer as mudanças que queremos nas áreas de licenciamento e outorga vai valer muito a pena, mas, além disso, tratamos de projetos macro estruturantes da mais alta relevância”, avaliou, lembrando, em seguida, que Goiás é um dos poucos estados a entregar a licença ambiental também pela internet.

Dentre os projetos debatidos estão a construção do anel viário da BR-153 que desviará o curso da rodovia dos trechos urbanos de Aparecida de Goiânia e Goiânia. Vilmar Rocha informou que o Governo de Goiás tem discutido com a concessionária Triunfo Concebra, que administra a BR-153 no trecho goiano, a possibilidade da incorporação do anel viário da BR-060 na obra. Segundo ele, o governo estadual está concluindo o licenciamento ambiental para permitir o início dessa obra.

“Também estamos desenvolvendo um projeto sobre resíduos sólidos muito importante, que está muito avançado. Dividimos o Estado em três fases: uma é a Região do Entorno de Brasília, a outra Região Metropolitana de Goiânia e a terceira compreende o restante dos municípios goianos”, adiantou.

O governador destacou a relevância das reuniões nas sedes das secretarias, que têm permitido o avanço no desenvolvimento de projetos. “Vocês que nos ajudam a operacionalizar essas mudanças na prática. Vir aos órgãos para conversar, conhecer detalhadamente cada demanda e cada etapa do processo de desenvolvimento tem sido muito importante. Saio daqui muito mais entusiasmado, pois essas informações precisas me ajudam a tomar decisões. Vou continuar fazendo essas reuniões. Quero agradecer pelo empenho de todos”, declarou.

 

Últimas Notícias

Bolsonaro terá uma série de reuniões na próxima semana em Brasília
Com pênalti controverso, Brasil vence Uruguai por um a zero
Brasil está preparado para substituir médicos cubanos, afirma Temer
Chega a quatro número de vítimas das chuvas em Belo Horizonte
Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23
Massoterapeuta Dani Bumbum deixa prisão no Rio
Cervejas terão rótulos com os ingredientes usados na fabricação
Temporal causa mortes e estragos em BH; adolescente está desaparecida

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212