Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Governador discute agilização de licenciamento ambiental e outorga de recursos hídricos - Jornal Brasil em Folhas
Governador discute agilização de licenciamento ambiental e outorga de recursos hídricos


O governador Marconi Perillo realizou, na tarde de hoje, mais uma agenda de reuniões em secretarias, desta vez na de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), onde, acompanhado pelo secretário, Vilmar Rocha, se reuniu com superintendentes e gerentes da pasta para tratar da agilização dos processos de licenciamento ambiental e da outorga de recursos hídricos. Discutiram, também, o desenvolvimento de projetos macroestruturantes do Estado.

O secretário Vilmar Rocha explicou que uma comissão da Secima averiguou, por meio de estudo detalhado, que determinadas áreas do Estado não necessitam do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), mas somente do Relatório Ambiental Simplificado (RAS). Dessa forma, diversos processos de licenciamento poderão ser agilizados, pois exigirão menor tempo de execução. “Trata-se de áreas que são antropizadas (já sofreram atividades humanas), e que, portanto, apenas o RAS é o suficiente. Esse embasamento técnico nos permitirá baixar uma nova portaria que garantirá o licenciamento sem a necessidade do EIA/RIMA”, explicou.

O governador afirmou que a agilização do licenciamento ambiental e a outorga de recursos hídricos são questões extremamente importantes para o governo estadual, e declarou-se otimista com as soluções que foram apontadas na reunião. “Se conseguirmos fazer as mudanças que queremos nas áreas de licenciamento e outorga vai valer muito a pena, mas, além disso, tratamos de projetos macro estruturantes da mais alta relevância”, avaliou, lembrando, em seguida, que Goiás é um dos poucos estados a entregar a licença ambiental também pela internet.

Dentre os projetos debatidos estão a construção do anel viário da BR-153 que desviará o curso da rodovia dos trechos urbanos de Aparecida de Goiânia e Goiânia. Vilmar Rocha informou que o Governo de Goiás tem discutido com a concessionária Triunfo Concebra, que administra a BR-153 no trecho goiano, a possibilidade da incorporação do anel viário da BR-060 na obra. Segundo ele, o governo estadual está concluindo o licenciamento ambiental para permitir o início dessa obra.

“Também estamos desenvolvendo um projeto sobre resíduos sólidos muito importante, que está muito avançado. Dividimos o Estado em três fases: uma é a Região do Entorno de Brasília, a outra Região Metropolitana de Goiânia e a terceira compreende o restante dos municípios goianos”, adiantou.

O governador destacou a relevância das reuniões nas sedes das secretarias, que têm permitido o avanço no desenvolvimento de projetos. “Vocês que nos ajudam a operacionalizar essas mudanças na prática. Vir aos órgãos para conversar, conhecer detalhadamente cada demanda e cada etapa do processo de desenvolvimento tem sido muito importante. Saio daqui muito mais entusiasmado, pois essas informações precisas me ajudam a tomar decisões. Vou continuar fazendo essas reuniões. Quero agradecer pelo empenho de todos”, declarou.

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio promove caminhonetadas em várias regiões de Aparecida
Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Brincar com os quatro elementos da natureza ajuda a criança a se desenvolver melhor
Meninas que praticam esportes, cuidado com a alimentação!
Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto
Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz
BNDES: empréstimos para Cuba e Venezuela não deveriam ter sido feitos
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212