Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Goiás contra o Aedes já visitou mais de 5 milhões de imóveis - Jornal Brasil em Folhas
Goiás contra o Aedes já visitou mais de 5 milhões de imóveis


Desde o início da operação Goiás Contra o Aedes, em dezembro do ano passado, os agentes de endemias e os comunitários de saúde visitaram mais de cinco milhões de imóveis no Estado, entre casas, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e lotes baldios. Esses profissionais identificam, eliminam os focos e orientam os moradores sobre cuidados preventivos para a saúde da família. A operação é desenvolvida pela Secretaria da Saúde, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras e órgãos afins.

Neste período, as equipes responsáveis pela ação eliminaram 80 mil criadouros do Aedes aegypti em todos os municípios goianos. A ação é para erradicar o mosquito em todo o território goiano. Grande parte do êxito da megaoperação contra o Aedes em Goiás é resultante do empenho, dedicação e determinação dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

Contratados pelos municípios nos quais atuam, os agentes conhecem profundamente a área em que atuam e mantém um vínculo de confiança com os moradores em função do trabalho diário, das constantes visitas que realizam aos domicílios. Os dados da SES constatam que em todo o Estado existem em atuação cerca de oito mil agentes comunitários de saúde e 2,8 mil agentes de endemias.

Este contingente de trabalhadores está distribuído em mais de 1,3 mil equipes do programa Estratégia de Saúde da Família, que leva informações preventivas à população em visitas domiciliares. A gerente de Atenção à Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde, Marisa Aparecida de Sousa e Silva, destaca que os agentes representam uma importante força de trabalho na comunidade. “Estas duas categorias atuam em prol da população. Tais agentes conhecem cada ente de sua área de atuação, o que lhe confere maior credibilidade, fortalece o vínculo e, ao mesmo tempo, lhe impõe mais responsabilidades.”

Na ação Goiás contra o Aedes, os agentes de endemias têm a função de identificar e eliminar os focos e, além disso, repassar orientações aos moradores quanto à importância da vistoria rotineira. Já os agentes comunitários de saúde atuam de forma complementar, levando informações sobre ações e cuidados preventivos para a saúde da família.

Visitas
A Diretriz Nacional para Controle de Epidemia de Dengue de 2009, do Ministério da Saúde, estabelece como parâmetro que cada agente de endemias deve fazer de 20 a 25 visitas aos imóveis diariamente. Em Goiás, foram realizadas aproximadamente cinco milhões de visitas de janeiro a abril de 2016.

Levando-se em consideração apenas os dias úteis desse período, foram realizadas 25 visitas diárias aos imóveis goianos, por cada agente de endemia do Estado (são 2,8 mil agentes em Goiás). Ressalta-se que o cálculo inclui, além de residências, lotes baldios, estabelecimentos comerciais, imóveis rurais, ou seja, propriedades em geral e não apenas os domicílios residenciais.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212