Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Goiás contra o Aedes já visitou mais de 5 milhões de imóveis - Jornal Brasil em Folhas
Goiás contra o Aedes já visitou mais de 5 milhões de imóveis


Desde o início da operação Goiás Contra o Aedes, em dezembro do ano passado, os agentes de endemias e os comunitários de saúde visitaram mais de cinco milhões de imóveis no Estado, entre casas, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e lotes baldios. Esses profissionais identificam, eliminam os focos e orientam os moradores sobre cuidados preventivos para a saúde da família. A operação é desenvolvida pela Secretaria da Saúde, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras e órgãos afins.

Neste período, as equipes responsáveis pela ação eliminaram 80 mil criadouros do Aedes aegypti em todos os municípios goianos. A ação é para erradicar o mosquito em todo o território goiano. Grande parte do êxito da megaoperação contra o Aedes em Goiás é resultante do empenho, dedicação e determinação dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

Contratados pelos municípios nos quais atuam, os agentes conhecem profundamente a área em que atuam e mantém um vínculo de confiança com os moradores em função do trabalho diário, das constantes visitas que realizam aos domicílios. Os dados da SES constatam que em todo o Estado existem em atuação cerca de oito mil agentes comunitários de saúde e 2,8 mil agentes de endemias.

Este contingente de trabalhadores está distribuído em mais de 1,3 mil equipes do programa Estratégia de Saúde da Família, que leva informações preventivas à população em visitas domiciliares. A gerente de Atenção à Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde, Marisa Aparecida de Sousa e Silva, destaca que os agentes representam uma importante força de trabalho na comunidade. “Estas duas categorias atuam em prol da população. Tais agentes conhecem cada ente de sua área de atuação, o que lhe confere maior credibilidade, fortalece o vínculo e, ao mesmo tempo, lhe impõe mais responsabilidades.”

Na ação Goiás contra o Aedes, os agentes de endemias têm a função de identificar e eliminar os focos e, além disso, repassar orientações aos moradores quanto à importância da vistoria rotineira. Já os agentes comunitários de saúde atuam de forma complementar, levando informações sobre ações e cuidados preventivos para a saúde da família.

Visitas
A Diretriz Nacional para Controle de Epidemia de Dengue de 2009, do Ministério da Saúde, estabelece como parâmetro que cada agente de endemias deve fazer de 20 a 25 visitas aos imóveis diariamente. Em Goiás, foram realizadas aproximadamente cinco milhões de visitas de janeiro a abril de 2016.

Levando-se em consideração apenas os dias úteis desse período, foram realizadas 25 visitas diárias aos imóveis goianos, por cada agente de endemia do Estado (são 2,8 mil agentes em Goiás). Ressalta-se que o cálculo inclui, além de residências, lotes baldios, estabelecimentos comerciais, imóveis rurais, ou seja, propriedades em geral e não apenas os domicílios residenciais.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212