Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Programação cultural dos períodos olímpico e paralímpico já tem 153 atrações - Jornal Brasil em Folhas
Programação cultural dos períodos olímpico e paralímpico já tem 153 atrações


Entre maio e setembro deste ano, nos meses que antecedem e de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, a cidade contará com uma vasta agenda de eventos culturais. As primeiras 153 atrações da Programação Cultural Cidade Olímpica foram divulgadas hoje (13) pela Secretaria Municipal de Cultura e incluem atividades em equipamentos públicos e privados localizados em 74 bairros cariocas.

As iniciativas foram selecionadas por meio do programa de edital de fomento Cidade Olímpica, que conta com recursos de R$ 17,5 milhões. Com cinco linhas de ação, o programa contempla temporadas populares de espetáculos teatrais, apoios a produções e projetos em instituições culturais públicas e privadas e às realizações de produtores independentes em ruas, praças e clubes de bairro. Na linha Arte Sem Limites foram selecionadas 11 inciativas de artistas portadores de necessidades especiais.

As atrações da Programação Cultural Cidade Olímpica serão gratuitas ou permitirão acesso com descontos, mediante a apresentação do Passaporte Cultural Cidade Olímpica. A iniciativa é inspirada no Passaporte dos Museus Cariocas, lançado com grande sucesso em 2015, por ocasião das comemorações dos 450 anos do Rio.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, a programação vai celebrar a cultura produzida na cidade do Rio de Janeiro. “Vamos dar voz, vez e palco para a produção cultural carioca.” Segundo a secretaria, até abril outros eventos serão integrados ao calendário cultural da cidade, na medida em que forem conhecidos os resultados de editais e seleções públicas ainda em andamento.

A lista completa dos 153 eventos, disponível no site da secretaria, inclui tributos a baluartes como os cantores Orlando Silva e Ataulfo Alves, ao maestro Anacleto de Medeiros e ao dramaturgo Nelson Rodrigues. Gêneros musicais tipicamente cariocas, o samba, chorinho, bossa nova e funk serão reverenciados não só com espetáculos em teatros e centros culturais, mas em coretos e praças. Também haverá shows e exposições que homenageiam o tropicalismo e a black music, movimentos que influenciaram a cultura carioca.

Espalhada pelo centro e pelas zonas sul, norte e oeste da cidade, a Programação Cidade Olímpica ocupará os equipamentos culturais municipais – teatros, lonas, arenas cariocas e centros culturais. Além desses, também integram a lista espaços culturais dos governos estadual e federal e da iniciativa privada, como a Biblioteca Parque, o Paço Imperial, Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Casa do Jongo, em Madureira, Centro de Artes da Maré, teatros Bangu, Poeira e Odisseia, e o Bar Semente, na Lapa.

 

Últimas Notícias

Inep divulga resultado do Enem
Frédéric Lamotte é o novo diretor geral da CA Indosuez Wealth (Miami) e responsável Global da região das Américas
A ACIRLAG chega para impulsionar o setor econômico da região Leste de Aparecida
Inep divulga notas do Enem na sexta-feira
Bolsonaro sanciona Lei do Orçamento 2019 de mais de R$ 3,3 trilhões
Parlamento venezuelano aprova acordo para entrada de ajuda humanitária
Imigrantes hondurenhos sofrem com obstáculos para passagem de caravana
Militares vão atuar de forma mais intensa no Programa Mais Médicos

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212