Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Programação cultural dos períodos olímpico e paralímpico já tem 153 atrações - Jornal Brasil em Folhas
Programação cultural dos períodos olímpico e paralímpico já tem 153 atrações


Entre maio e setembro deste ano, nos meses que antecedem e de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro, a cidade contará com uma vasta agenda de eventos culturais. As primeiras 153 atrações da Programação Cultural Cidade Olímpica foram divulgadas hoje (13) pela Secretaria Municipal de Cultura e incluem atividades em equipamentos públicos e privados localizados em 74 bairros cariocas.

As iniciativas foram selecionadas por meio do programa de edital de fomento Cidade Olímpica, que conta com recursos de R$ 17,5 milhões. Com cinco linhas de ação, o programa contempla temporadas populares de espetáculos teatrais, apoios a produções e projetos em instituições culturais públicas e privadas e às realizações de produtores independentes em ruas, praças e clubes de bairro. Na linha Arte Sem Limites foram selecionadas 11 inciativas de artistas portadores de necessidades especiais.

As atrações da Programação Cultural Cidade Olímpica serão gratuitas ou permitirão acesso com descontos, mediante a apresentação do Passaporte Cultural Cidade Olímpica. A iniciativa é inspirada no Passaporte dos Museus Cariocas, lançado com grande sucesso em 2015, por ocasião das comemorações dos 450 anos do Rio.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, a programação vai celebrar a cultura produzida na cidade do Rio de Janeiro. “Vamos dar voz, vez e palco para a produção cultural carioca.” Segundo a secretaria, até abril outros eventos serão integrados ao calendário cultural da cidade, na medida em que forem conhecidos os resultados de editais e seleções públicas ainda em andamento.

A lista completa dos 153 eventos, disponível no site da secretaria, inclui tributos a baluartes como os cantores Orlando Silva e Ataulfo Alves, ao maestro Anacleto de Medeiros e ao dramaturgo Nelson Rodrigues. Gêneros musicais tipicamente cariocas, o samba, chorinho, bossa nova e funk serão reverenciados não só com espetáculos em teatros e centros culturais, mas em coretos e praças. Também haverá shows e exposições que homenageiam o tropicalismo e a black music, movimentos que influenciaram a cultura carioca.

Espalhada pelo centro e pelas zonas sul, norte e oeste da cidade, a Programação Cidade Olímpica ocupará os equipamentos culturais municipais – teatros, lonas, arenas cariocas e centros culturais. Além desses, também integram a lista espaços culturais dos governos estadual e federal e da iniciativa privada, como a Biblioteca Parque, o Paço Imperial, Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Casa do Jongo, em Madureira, Centro de Artes da Maré, teatros Bangu, Poeira e Odisseia, e o Bar Semente, na Lapa.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212