Maternidade Nossa Senhora de Lourdes renova título de Hospital Amigo da Criança

0 Shares
0
0
0
0

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) recebeu do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), a aprovação nos 10 passos do Aleitamento Materno, que conferiu à unidade a renovação do título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Desde que recebeu a certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1999, a unidade passa por nova avaliação a cada três anos feita pelo MS.

O último teste, que resultou na renovação concedida pelo MS e transmitida pela Gerência de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente, da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais-SES-GO), ocorreu em junho de 2017.

Entre os critérios avaliados estão a capacitação das equipes das áreas de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia; a prática da aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto; o contato pele a pele; a disponibilização de alojamento conjunto; o apoio e orientação das mães durante as primeiras amamentações; além de outras rotinas.

Os avaliadores também entrevistaram pacientes, diretores e profissionais de saúde da MNSL, a fim de verificar na prática se os passos para o sucesso do aleitamento materno são aplicados, além dos cuidados amigo da mulher (CAM); da atenção para o recém-nascido prematuro (PRN); e das normas brasileiras de comercialização de alimentos a lactentes (NBCAL).

Para celebrar a conquista que, de acordo com a diretora operacional da unidade, Ana Maria Caribé da S. Mello, “é fruto do trabalho de toda a equipe da Maternidade, que se empenha com tanto carinho e profissionalismo por essa causa”, no dia 6 de setembro (quarta-feira) foi realizada uma programação especial.

Na oportunidade, o capelão hospitalar da MNSL, padre Rafael Magul, proferiu palavras de fé e parabenizou a todos os colaboradores. “Não existe nenhuma parte envolvida que seja insignificante para o resultado final. Todos são igualmente responsáveis por essa título, desde quem recebe os pacientes, a equipe multiprofissional que atende essas pessoas, até a diretoria”. Em seguida foi servido um café da manhã especial para todos os presentes. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 37769

0 Shares
You May Also Like