Max avança rumo ao México, enquanto Norma se forma no Pacífico

0 Shares
0
0
0
0

O Max avança rumo ao território do México como um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, enquanto a tempestade tropical Norma se formou nas águas do Pacífico e se dirige rumo à península da Baixa Califórnia.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México informou em um comunicado que o Max está a 65 quilômetros ao sul da cidade de Acapulco, no estado de Guerrero, e a 245 quilômetros a oeste de Lagos de Chacahua, em Oaxaca.

A tempestade, que se formou na quarta-feira em frente ao litoral mexicano, se desloca para leste a 11 km/h enquanto apresenta ventos sustentados de 130 km/h e sequências de 155 km/h.

A instituição, que modificou a área de vigilância por causa do furacão e a situou de Zihuatanejo (Guerrero) até o lago de Chacahua, gera chuvas de intensas a torrenciais em Guerrero, Oaxaca e Michoacán, bem como maré e ventos fortes.

O sistema de Defesa Civil mantém em alerta vermelho (perigo máximo) o litoral de Guerrero, e laranja (perigo alto) o de Oaxaca, o estado mais castigado pelo forte terremoto do dia 7 de setembro.

Os meteorologistas preveem que o Max chegue a território mexicano esta noite como um furacão categoria 1 na costa sul de Guerrero e perca força durante a madrugada na medida em que avança pelo estado.

O SMN recomendou à população e à navegação marítima que extreme as precauções por causa de chuvas, vento e maré.

A instituição também anunciou sobre a formação da tempestade Norma, a 14ª na atual temporada de furacões no Pacífico mexicano, cujas nuvens reforçam o potencial de chuvas fortes a muito fortes no oeste do México .

Norma está a 240 quilômetros a sudeste de ilha Socorro, no estado de Colima. A tempestade avança na direção norte a 7 km/h acompanhada de ventos sustentados de 65 km/h e sequências de até 85 quilômetros.

Os especialistas preveem que a tempestade ganhe força e se transforme em um furacão de categoria 1 na noite de sexta-feira quando estiver a 495 quilômetros de cabo San Lucas.

Segundo as projeções do SMN, o Norma tocará terra na parte sul da península de Baixa Califórnia na próxima segunda-feira. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 38438

0 Shares
You May Also Like